Obras vão desde sinalização a plantio de árvores
Recentemente, uma série de melhorias foram anunciadas na estrada do Limoeiro, em Londrina. As mudanças visam, sobretudo, aumentar a segurança na região, onde existem inúmeras chácaras de pequenos agricultores, entre outras áreas de lazer.
O ofício para as alterações foi emitido pelo mandato do deputado estadual, Goura (PDT). A solicitação faz coro a reinvindicações antigas da população. A principal intenção é cobrar celeridade na realização das reformas.
“A principal motivação é a segurança viária, atualmente muito aquém do ideal. A estrada é intensamente utilizada por ciclistas e carros, mas não possui acostamento e é estreita em vários pontos, aumentando o risco de acidentes e a necessidade urgente de melhorias”, pontua a liderança em entrevista ao Portal Verdade.
As obras incluem sinalização horizontal (usada, principalmente, para orientar o fluxo de tráfego, delimitar pistas, indicar áreas de parada e fornecer informações adicionais sobre as vias) e sinalização vertical (empregada para fornecer informações como limite de velocidade, direção, advertências de perigos, destinos e regulamentações de trânsito).
Também está prevista a alocação de placas para promover pontos de interesse na região e incentivar o turismo local. Ainda, serão realizadas pintura de faixas, plantio de árvores ao longo da estrada, incentivando à arborização, e instalação de sinalização específica para alertar motoristas sobre a presença de ciclistas.
Com a presença de restaurantes, pousadas, pesqueiros, feiras, o local é bastante conhecido pelo turismo rural. Em janeiro deste ano, foi inaugurada, a “Parada do Limoeiro”, iniciativa de produtoras locais para ampliar a atratividade da região, que já é frequentada por londrinenses e também buscada por moradores de outras cidades.
“A população local tem solicitado melhorias viárias devido ao intenso uso da estrada por carros, ciclistas e pedestres. Adequações são necessárias para garantir que todos possam transitar com segurança, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a qualidade de vida na região”, explica o parlamentar.
A Estrada do Limoeiro, que tem cerca de 14 km, saindo da região leste da cidade até as imediações do Rio Tibagi. Em 2021, a Prefeitura de Londrina anunciou a criação de uma comissão para acompanhar as reclamações dos moradores. Entre as queixas, a baixa qualidade de manutenção do asfalto.
Conhecida oficialmente como Estrada Major Achiles Pimpão, a via de pista simples foi construída pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) há mais de 30 anos, na década de 1990.
A manutenção do trecho é de responsabilidade do município de Londrina. Ainda não há previsão definida para a efetivação das reformas. Mas o diálogo entre os poderes públicos para a implementação já começou.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.