Índice contou com metodologia da Transparência Internacional Brasil
Londrina foi considerada a cidade mais transparente da região que abrange 21 municípios que parte da 17ª Regional de Saúde do Paraná. Os números foram divulgados nesta terça-feira (12) pelo Movimento Popular Anticorrupção: Por Amor a Londrina.
O ranking regional, organizado pelo Movimento Por Amor a Londrina, contou com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional Brasil, tendo como base para avaliação os Índices de Transparência e Governança Pública.
Segundo os avaliadores, os resultados revelaram que a maior parte das prefeituras (10) avaliadas apresentou nível ‘regular’ na pesquisa. Oito cidades se enquadram no nível ‘ruim’, uma no nível ‘péssimo’, e apenas o município de Londrina, que encabeça o ranking, foi avaliado como ‘ótimo’.
Os 21 municípios obtiveram desempenho médio de 44,1 pontos (de 0 a 100). Em 1º lugar, ficou o município de Londrina, que subiu de 74,2 pontos, registrados em 2022, para 87,1 pontos, em 2023.
Para o prefeito em exercício, João Mendonça, o resultado mostra o esforço de toda a equipe da Prefeitura em transformar a cidade na mais transparente possível em todos os índices. “A transparência na administração pública é fundamental para a governança. É essencial que o contribuinte saiba exatamente como está sendo empregado o dinheiro do imposto. Uma prefeitura transparente atrai novos investimentos beneficiando toda a comunidade”, disse Mendonça
Segundo o ouvidor-geral da Prefeitura de Londrina, Alexandre Sanches, a avaliação do ITGP só reforça que o Município está no caminho certo na transparência pública. “Londrina tem buscado acatar as sugestões de boas práticas apresentadas em cada avaliação. O bom é ver que nas demais avaliações realizadas pela Transparência Internacional Brasil, em diversas regiões do país, continuamos em destaque, inclusive, à frente de todos os estados que receberam também as avaliações. A administração do Prefeito Marcelo Belinati tem um compromisso com a transparência pública e com a sociedade londrinense. E é isso que estamos fazendo: atendendo da melhor forma para contribuir para uma Município melhor e mais transparente”, comentou Sanches.
“Continuaremos a perseguir a excelência em transparência e a servir como exemplo para outros entes federativos, promovendo uma administração pública cada vez mais aberta e responsável em benefício de todos os cidadãos”, disse a Controladora Geral do Município, Beatriz Oliveira Teixeira.
Foram avaliados mais de 180 municípios dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo. As avaliações pelo País envolveram oito organizações da sociedade civil.
Para conferir os resultados, basta clicar aqui.
Fonte: Tem Londrina