Reuniões serão realizadas nesta quinta (15) e sexta-feira (16), com a presença de gestoras paranaenses deste segmento; agenda conta com palestra, oficina e debates, além da elaboração de uma Carta Compromisso a candidatos ao governo estadual
Pela primeira vez sediado em Londrina, o Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do Paraná terá na cidade, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), programação envolvendo representantes de vários municípios que integram este grupo. O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e é restrito para convidados. Está prevista a participação de agentes dos municípios de Maringá, Guarapuava, Apucarana, Curitiba, Turvo, Altamira do Paraná, Cianorte, Pitanga, Mangueirinha, Fazenda Rio Grande, entre outros. O objetivo do encontro, segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, é dialogar, alinhar e definir estratégias conjuntas para o fortalecimento da política para as mulheres junto aos órgãos do governo estadual e federal.
A abertura da reunião será na quinta-feira (15), às 15h30. Na sequência, às 16h, haverá a palestra “Transversalidade e Interseccionalidade”: construindo uma agenda de políticas públicas para todas as mulheres, ministrada pela professora doutora Sandra Lourenço, do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Posteriormente, serão reservados momentos para interação e debates entre os participantes. Já na sexta-feira (16) o evento começará às 9h, com a oficina “Desafios e oportunidades das políticas públicas para as mulheres a partir do Plano Estadual dos Direitos das Mulheres 2022-2025”, que vai até as 12h. No período da tarde, a partir das 13h30, irá ocorrer a elaboração da Carta Compromisso a ser encaminhada aos candidatos ao Governo do Estado do Paraná nas eleições 2022.
Em termos de avanços já obtidos por meio dos trabalhos conjuntos do Fórum, a secretária municipal mencionou que vem sendo possível fortalecer os organismos de políticas para as mulheres, valorizar e dar visibilidade a ações direcionadas a este público no estado, e aprimorar os mecanismos de articulação com órgãos em diferentes âmbitos. O Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do Paraná se reúne trimestralmente, ou se acordo com a demanda dos municípios. Com informações do N.Com.
Fonte: Redação Paiquerê