Acontece neste sábado (11) a sétima edição do Feirão da Resistência e da Reforma Agrária, em Londrina. A programação conta com feira de expositores e alimentos orgânicos de agricultura familiar, além de roda de conversa, capoeira e apresentações artísticas. O evento será das 9h às 15h, na Casa da Vila, rua Uruguai, nº 1656, Vila Brasil.
Conforme explica Josemar Lucas, coordenador da programação artística, formativa e cultural do Feirão da Resistência, o Feirão desempenha um papel importante no incentivo à produção local, tanto na agricultura familiar, agroecológica quanto na valorização de expressões artísticas individuais e em grupo. Tradicionalmente realizado no segundo sábado de cada mês, o Feirão reúne movimentos sociais diversos.
“O Feirão, se por um lado ele é um agregador de pessoas e movimentos, por outro lado ele também serve no escoamento da produção, tanto da produção agroecológica e artesanal da cidade como da produção artística, que os artistas individuais ou grupos tenham. O Feirão é essa mescla. E é dessa forma que nós contribuímos tanto para movimento de artistas de rua quanto para o espaço do Canto do Marl, e agora nessa itinerância que a gente está fazendo em outubro e novembro”, diz.
O Canto do Marl encontra-se em processo de reformas, o que inviabiliza a realização do evento no local. Sendo assim, a edição de outubro ocorreu na Usina Cultural, e a edição de novembro está programada para acontecer na Casa da Vila.
“Essa parceria é em virtude de algumas reformas que a gente está fazendo ali no Canto do Marl, mas também já era um projeto da organização do Feirão de fazer uma itinerância por outros espaços. E isso vai continuar também em 2024, mas a nossa sede é ali no Canto do Marl, espaço que a gente originalmente começou há seis anos”, acrescenta.
Acompanhe programação completa na página @feirãodaresistência.
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.