Setores do comércio e de serviços ajudaram a cidade a manter bom desempenho, e a expectativa é de que recorde do ano passado seja batido este ano. Economista alerta, entretanto, que 2023 será ano desafiador, com o mercado de trabalho amargando números negativos já no primeiro trimestre.
Londrina contabilizou, pelo 11º mês consecutivo, saldo positivo na geração de empregos. De acordo com o Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Governo Federal, a cidade empregou 7.336 trabalhadores e demitiu outros 6.590 no mês passado. Ou seja, o saldo de novembro ficou em 746 novos postos de trabalho criados. O município já tinha registrado números positivos em relação à geração de empregos entre janeiro e outubro.
No mês passado, segundo o levantamento, os setores de serviço e do comércio ajudaram a cidade a manter o bom desempenho. Foram gerados 489 novos postos na área de serviços e mais 405 no comércio, que fez a contratação temporária de mais equipes nas últimas semanas para dar conta da demanda extra de final de ano. O economista Marcos Rambalducci comentou os números nesta quarta-feira (28) a pedido da CBN
No acumulado, o ano de 2022 já registra saldo positivo de 8.468 empregos, com 87.937 admissões e 79.469 demissões. Caso a cidade mantenha esse bom desempenho também em dezembro, segundo Rambalducci, muito possivelmente vai ser possível bater o recorde de empregos gerados no ano passado. O município fechou o ano de 2021 com 5.978 postos de trabalho gerados, o melhor resultado anual registrado pelo Caged desde 2011, quando o levantamento passou a ser realizado.
Por outro lado, o setor da indústria apresentou saldo negativo de 209 empregos em Londrina no mês passado. Rambalducci disse que o número é preocupante, uma vez que serve de prenúncio para o que será enfrentado pelo mercado de trabalho a partir do próximo ano.
O economista alertou que 2023 será um ano desafiador, com o mercado de trabalho amargando números negativos já no primeiro trimestre.
O Paraná também teve saldo positivo de 4.832 empregos em novembro. Com o resultado, o estado já soma 153.693 empregos gerados em 2022, se consolidando como o maior empregador da região sul do Brasil.
Fonte: Redação CBN Londrina