Londrina terá programa de doação de produtos de higiene pessoal, roupas e calçados a mulheres em situação de vulnerabilidade social
Quando deixam o ambiente de violência, muitas mulheres saem literalmente fugidas, apenas com a roupa do corpo. Vítimas, em sua grande parte, dos próprios companheiros, elas se livram dos agressores, mas precisam de ajuda para recomeçar. Esse recomeço é oferecido por serviços especializados, reunidos em Londrina pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Nos abrigos e locais de acolhimento, elas juntam forças para deixar o passado de violência para trás, e, nessa hora, toda ajuda é muito bem-vinda. Pensando nisso, a vereadora Mara Boca Aberta (PROS) apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei que oficializa a criação de um programa de doação de produtos de higiene pessoal, roupas e calçados para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social. A proposta foi aprovada em primeiro turno durante a sessão desta terça-feira (29) do Legislativo. As doações serão enviadas à Secretaria da Mulher, que ficará responsável por realizar campanhas para receber os produtos e, ainda, fazer a destinação do material àquelas que mais precisam. A secretária responsável pela pasta, Liange Doy Fernandes, confirmou que, em boa parte dos casos, as mulheres chegam aos abrigos com a roupa do corpo e, desamparadas, precisam de toda a ajuda possível para recomeçar.
O projeto em discussão, quando virar lei, segundo Liange, dará segurança jurídica à secretaria para receber as doações.
A vereadora Mara Boca Aberta, autora do projeto, disse que resolveu apresentar a matéria justamente depois de ouvir de funcionárias da Secretaria da Mulher como era difícil atender as vítimas abrigadas. Apesar de aparentemente simples, conforme a parlamentar, a proposta fará toda a diferença na vida de muitas delas.
O projeto chegou a ser barrado pela Comissão de Justiça por conter vício de iniciativa, mas o parecer foi derrubado em plenário pela maioria dos vereadores. Ele volta a ser discutido em segundo turno na próxima semana. Provocado pela Câmara, o Conselho Municipal do Direito das Mulheres sugeriu que a proposta ampliasse o rol de itens que poderiam ser doados, tais como alimentos, utensílios domésticos, bolsas, roupas de cama, eletrodomésticos e eletrônicos, tendo em vista as mais diversas necessidades enfrentadas pelas mulheres atendidas pelos serviços especializados no município. A vereadora autora avalia a possibilidade de apresentar uma emenda antes da segunda discussão prevendo essa ampliação.
Fonte: CBN Londrina