Na última terça-feira (28), representantes da APP-Sindicato (Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Paraná) – Núcleo Londrina participaram de sessão na Câmara Municipal para debater os impactos do projeto de lei nº 345/2024, responsável por instituir o Programa Parceiro da Escola.
De autoria do governador Ratinho Júnior (PSD), a medida autoriza que a iniciativa privada assuma a administração de 200 escolas estaduais (saiba mais aqui).
A presença do presidente da APP-Sindicato Londrina, Márcio André Ribeiro e dos diretores Luciana Toshie e Sidney da Silva foi mediada pela vereadora Lenir de Assis (PT). A parlamentar explica que a principal motivação para chamar os sindicalistas foi amplificar a discussão sobre a medida, convocando toda população para o debate.
“A sociedade toda tem que saber deste projeto de lei que o governador Ratinho Júnior está apresentando na ALEP [Assembleia Legislativa do Paraná] nestes dias porque é uma medida que atinge todas as pessoas. Estamos falando da educação pública, de um direito de todas as pessoas de ter uma escola gratuita, de qualidade, inclusiva”, diz.
Ela avalia que o programa retira a responsabilidade do estado em oferecer educação pública de maneira universal. Além disso, a liderança compreende que a terceirização dos serviços como limpeza, segurança, oferta de merenda e contratação de profissionais irá comprometer a qualidade do ensino já que as organizações particulares tem como objetivo maior aumentar seus rendimentos.
“Esse projeto vai na contramão, é um dano irreparável você repassar recursos públicos para uma empresa administrar escolas que hoje são públicas e estão sob gestão do estado. Quando você fala que a escola é pública é porque ela é de todas as pessoas, é um direito independente de quem seja. Quando você fala que a escola está sob gestão da iniciativa privada, a empresa quer lucro, é disso que ela sobrevive. E de onde ela tira o lucro? Sucateando, pagando menos, selecionando pessoas que não tem trajetória na educação pública”, indica.
“As nossas crianças, adolescentes, juventude não são mercadorias e não podem ser vendidos neste pacote junto com as escolas”, acrescenta.
Em Londrina, a SEED (Secretaria Estadual de Educação) espera implementar o projeto nas seguintes escolas: Colégio Estadual Professora Cleia Godoy Fabrini da Silva (zona Sul); Escola Estadual Professora Kazuco Ohara (zona Oeste); Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes (zona Leste) e Colégio Estadual Professora Ubedulha Correia de Oliveira (zona Norte).
Ainda, na região de Londrina, outros quatro colégios foram elegidas: Escola Estadual Julia Wanderley em Prado Ferreira, Escola Estadual Malvino de Oliveira em Porecatu, Colégio Estadual do Jardim San Rafael em Ibiporã e Colégio Estadual Dom Geraldo Fernandes em Cambé.
Para tentar barrar a aprovação do projeto, professores e funcionários de escola deflagraram greve. A paralisação inicia na próxima segunda-feira (3). Abrindo a agenda de mobilização, ocorre ato estadual em Curitiba. Em Londrina, os trabalhadores também estão organizando protesto em frente ao Núcleo Regional de Educação a partir das 16h (saiba mais aqui).
Ofício à Assembleia
Entre os encaminhamentos, foi aprovado, com adesão da maioria dos vereadores, requerimento a ser encaminhado à ALEP para que o projeto de privatização das escolas públicas do Paraná não seja votado em regime de urgência.
“Um projeto desta natureza, que entrega para a iniciativa privada a educação pública, não pode ser votado a toque de caixa. No mínimo, é necessário que se realize audiências públicas em todo o estado”, pontua Assis.
A vereadora chama atenção para que toda a sociedade se mobilize. “Usando as redes sociais e, especialmente, localizando seu deputado dizendo a sua posição, que nós não queremos entregar a educação publica do Paraná para a iniciativa privada”, convoca.
Confira os contatos dos deputados estaduais abaixo:
Adão Litro (PSD): https://abrir.link/yBrOe
Ademar Traiano (PSD): https://abrir.link/QccMV
Alexandre Amaro (REP): https://abrir.link/VYLfZ
Alexandre Curi (PSD): https://abrir.link/swpxa
Alisson Wandscheer (SD): https://abrir.link/uIBVV
Ana Júlia (PT): https://abrir.link/qNrJa
Anibelli Neto (MDB) https://abrir.link/ZLsjm
Arilson Maroldi Chiorato (PT): https://abrir.link/OATPG
Artagão Júnior (PSD): https://abrir.link/ryrUi
Batatinha (MDB): https://abrir.link/fPJwX
Cantora Mara Lima (REP) https://abrir.link/rFdfp
Cloara Pinheiro (PSD): https://abrir.link/UfNmL
Cobra Repórter (PSD): https://abrir.link/LlqiR
Cristina Silvestri (PSDB) https://abrir.link/xzUxm
Delegado Jacovós (PL): : https://abrir.link/OApzz
Delegado Tito Barichello (União) https://abrir.link/lfWEI
Denian Couto (PODE): https://abrir.link/wWkYw
Do Carmo (União): https://abrir.link/WVWJJ
Douglas Fabrício (CDN): https://abrir.link/ceuOT
Doutor Antenor (PT): https://abrir.link/acLQP
Evandro Araújo (PSD): https://abrir.link/IFBTp
Fabio Oliveira (PODE) https://abrir.link/RdTyT
Flavia Francischini (UNIÃO) https://abrir.link/uLJGY
Gilberto Ribeiro (PL): https://abrir.link/mmvoc
Gilson de Souza (PL): https://abrir.link/IwGFj
Goura (PDT): https://abrir.link/YZBgz
Gugu Bueno (PSD): https://abrir.link/AcABh
Hussein Bakri (PSD): https://abrir.link/DELVp
Luciana Rafagnin (PT): https://abrir.link/cFQrv
Luis Corti (PSB): https://abrir.link/Adpgo
Luiz Cláudio Romanelli (PSD): https://abrir.link/zsRbR
Luiz Fernando Guerra (UNIÃO): https://abrir.link/PnIgm
Mabel Canto (PSDB): https://abrir.link/sujkZ
Marcel Henrique Micheletto (PL): https://abrir.link/WgdYR
Márcia Huçulak (PSD): https://abrir.link/mRGIM
Marcio Pacheco (PP) https://abrir.link/EdIVl
Maria Victoria (PP): https://abrir.link/ayqBe
Marli Paulino (SD): https://abrir.link/mKWYJ
Matheus Vermelho (PP) https://abrir.link/MeBCR
Moacyr Fadel (PSD): https://abrir.link/XptVW
Nelson Justus (UNIÃO): https://abrir.link/mDUOd
Paulo Gomes (PP): https://abrir.link/EFZvt
Professor Lemos (PT): https://abrir.link/jzFDU
Reichembach (PSD): https://abrir.link/YbuQg
Renato Freitas (PT): https://abrir.link/ViYxx
Requião Filho (PT): https://abrir.link/pyzFl
Ricardo Arruda (PL): https://abrir.link/FxxAO
Soldado Adriano José (PP): https://abrir.link/tIFLV
Tercílio Turini (MDB): https://abrir.link/WPBqkl
Thiago Bührer (UNIÃO): https://abrir.link/bYpOf
Tiago Amaral (PSD): https://abrir.link/cdQBp

Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.