Dois batalhões de Londrina vão receber 70 praças lotados em Ivaiporã e que, pelo critério de antiguidade, retornam à cidade
Os novos praças formados pela PM devem começar a trabalhar nas nove unidades sob responsabilidade do 2º Comando Regional na segunda quinzena de outubro. No total, são 347 soldados que ingressaram na Polícia Militar há mais de um ano, após serem aprovados em concurso público.
Depois de passarem pelos exames psicológicos e testes de aptidão física, entre outras etapas, eles iniciaram as aulas téoricas e práticas do curso de formação. Na sequência, os novos soldados passaram pelo chamado estágio operacional, sob supervisão de um policial mais experiente.
O 2º Comando Regional da PM tem sede em Londrina e é responsável por nove unidades da corporação em todo o Norte do estado. Entre elas, o 5º e o 30º Batalhão, em Londrina, o 15º em Rolândia, o 18º em Cornélio Procópio e o 2º Batalhão em Jacarezinho. Além da 6ª Companhia Independente, em Ivaiporã, da 7ª Cia, em Arapongas, e da 11ª Companhia em Cambé.
O tenente-coronel Gustavo Haunstein, chefe do Estado Maior do 2º Comando Regional da Polícia Militar explica que a lotação dos PMs foi definida pela classificação no concurso e que, na manhã desta terça-feira, todos eles ficaram sabendo em qual cidade vão trabalhar pelos próximos três anos.
O tenente-coronel explica que no caso de Londrina, a opção foi por um remanejamento de muitos PMs que já estavam trabalhando.
O 5º Batalhão, por exemplo, vai receber 50 policiais que já estavam trabalhando em unidades de outros municípios mais distantes, como Ivaiporã.
Para o 30º Batalhão, que também é responsável por parte de Londrina e outras cidades vizinhas, serão 27 policiais, sendo que 14 vão para a Companhia Independente de Ibiporã.
No total, o último concurso da PM teve 3.330 vagas, incluindo Bombeiros.
Fonte: CBN Londrina