Reunidos em assembleia, na tarde da última quinta-feira (16), os metalúrgicos da Renault e da Horse, que completaram 10 dias de greve hoje, aprovaram a proposta de dar prazo de 72 horas para as empresas voltarem a negociar.
Os trabalhadores querem mais segurança no local de trabalho e melhoria da proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e Data Base.
Com o prazo, a próxima assembleia dos trabalhadores ficou definida para acontecer na próxima terça-feira, dia 21 de maio.
Conforme acordado na audiência de mediação que aconteceu no Tribunal Regional do Trabalho (TRT\PR), na tarde de ontem 15), o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba voltou a colocar em votação a proposta da empresa para a PLR 2024: R$ 25 mil com volume de produção de 201 mil carros.
A proposta da empresa prevê a primeira parcela no valor de R$ 18 mil.
Os trabalhadores voltaram a rejeitar a proposta, a exemplo da assembleia do dia 7 de maio, quando a mesma proposta foi colocada em votação e foi reprovada pelos empregados, dando início à greve.
Mais segurança no local de trabalho
Uma das principais reivindicações dos trabalhadores é por mais segurança na linha de produção.
O ritmo intenso na linha de produção e a falta de funcionários tem colocado a segurança e a saúde dos trabalhadores em risco.
Uma evidência desse fato é o índice de engajamento do trabalhador na linha de produção que está em 95%, ou seja, dentro do processo de trabalho, o trabalhador tem apenas 5% de tempo para dar “uma respirada” ou ir ao banheiro.
O SMC cobra que empresa baixe esse índice para 85% ou menos.
Outro fator se refere ao trabalhador absenteísta, que faz o revezamento na linha de produção com trabalhadores que precisam ir ao banheiro, por exemplo.
Devido a falta do absenteístas, há relatos de trabalhadores que tiveram de esperar até 40 minutos para utilizarem o banheiro.
Também faltam trabalhadores para cobrir metalúrgicos que folgam ou se ausentam do trabalho. Essa situação acaba sobrecarregando os demais empregados.
O SMC propõe a contratação de, pelo menos, um trabalhador absenteísta por linha de produção e setor, para auxiliar no revezamento e baixar a sobrecarga de trabalho.
Fonte: Rádio Peão