A avaliação foi feita durante uma plenária virtual com parlamentares e dirigentes do PT
Deputados federais, estaduais, senadores, vereadores, dirigentes estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniram com o novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) Sidônio Palmeira. O encontro ocorreu para alinhar a comunicação do PT e do governo diante dos ataques promovidos pela extrema-direita como nas fake news do PIX. Para ele, é importante ter um discurso centralizado e criar marcas, mostrando que o governo está reconstruindo o Brasil. Ele pediu três meses para a comunicação mudar.
Sidônio Palmeira, falou sobre como o PT pode contribuir para fortalecer a comunicação do governo “principalmente nas redes sociais e nas ruas”. Ele reforçou que é um governo que fez muito em dois anos. Tirou 24 milhões da pobreza, está quase em pleno emprego, inflação controlada, cumprindo metas do arcabouço fiscal, tem investido em educação, saúde, voltando programas sociais”, listou o novo Sidônio.
“Mas, tudo isso, é preciso a gente fazer um ponto de referência. Esse governo encontrou o país destruído em vários aspectos e em várias áreas. Não tem um setor que o governo atual não fez mais do que o anterior. No entanto, isso não está sendo percebido,”disse. “Uma das coisas a serem feitas é segmentar a comunicação de acordo com o público e a necessidade de regionalizar. “Comunicação não é feita apenas com ‘grandes filmes’”, pontuou.
“A gente precisa buscar a simplicidade das pessoas para se comunicar. Quando o povo fala, do seu jeito, chama atenção. Rede social não funciona sem emoção”.
Com relação às mentiras que o governo enfrenta, Sidônio entende que a oposição tem trabalhado com fake news. “Para essa verdade ganhar, é necessário sair na frente, definir a narrativa. Ou seja, espalhar a informação do que o governo está fazendo antes, o que não aconteceu com o PIX”, analisa, dizendo que “a gente precisa dos grandes veículos, mas também das redes sociais para desmentir”, diz, solicitando engajamento e a necessidade de se criar marcas.
Atuação em rede e uníssona
A unificação do discurso foi defendida pelo novo líder do governo, Lindbergh Farias. “Vamos criar uma rede envolvendo vereadores, deputados estaduais e federais. É necessário atuar centralizado e unificado”. Ele disse que todos têm que entrar na luta e não ficar apenas regionalizado. O deputado ainda destacou que a direita fica na defensiva com a pauta do golpe.
Crise com as big techs
Na posse de Trump, as Big Techs estavam todas juntas ao presidente estadunidense, mostrando que a extrema direita está unida. Também chamou atenção a necessidade de fazer a regulamentação das redes sociais.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, listou as preocupações do partido e a necessidade de unificar o discurso pelos meios de comunicação. “Nós temos um desafio político que Lula nos apresentou. A oposição já está na campanha de 2026 e nós precisamos estar preparados para enfrentá-los. Nossos adversários têm usado as redes sociais e a gente precisa desenvolver nosso potencial. Nós temos que melhorar nossa atuação nas redes”, direciona Gleisi, reforçando a necessidade de implementar o “projeto político para o povo”.
Fonte: Brasil de Fato