O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, divulgou vídeo em que destaca a geração de empregos no País, em amplos setores. Na peça, pouco mais de dois minutos, ele informa que os empregos cresceram 29%, comparados a junho de 2023. São vagas formais, Carteira assinada. Só em junho deste ano foram abertos 201.705 postos de trabalho com Carteira.
Por setor, a geração de empregos, segundo o Caged, no qual Marinho se apoia, está assim: Serviços, com 87.708; Comércio, 33.412 e Indústria, com 33.023.
Indústria – O ministro também faz o balanço no setor industrial. Seu vídeo informa que, nos últimos seis meses, o segmento abriu 242 mil vagas, frente às 132.920 dos seis meses anteriores. Só em junho, 33.023. No geral, o emprego no setor fabril cresceu 26,2%, comparado ao ano anterior.
Luiz Marinho afirma: “São números importantes. Gerando emprego, geramos mais renda e massa salarial. O resultado são mais famílias comprando, adquirindo bens e sustentando a casa. Eu digo que isso é bom pra todos”.
Sul – Rio Grande do Sul. O Estado vem se recuperando da tragédia das enchentes. Segundo o ministro, a tendência é recuperação da região nos próximos meses. Em junho, foi o único Estado com saldo negativo, ou seja, 8.569 postos de trabalho.
Marinho afirma: “Em maio teve um número negativo de demissões, com 22 mil dispensas. Porém, junho já ficou bem abaixo. Há um processo de redução das demissões. Chegará o momento em que a curva será invertida e os empregos voltarão a ser gerados no Estado”.
Vagas – Dia 12, o ministro esteve na abertura do Mutirão do Emprego no Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Ao jornalista João Franzin, da Agência Sindical, ele celebrou a geração de empregos e enfatizou a importância daquela iniciativa, que disponibilizou 20 mil vagas, além de cursos de qualificação.
Fonte: Agência Sindical