Na tarde desta segunda-feira (5) faleceu em Londrina, aos 67 anos, Antônio Dias Lobato.
Lobato como era mais conhecido, nasceu em Assai, município localizado a aproximadamente 50 KM de Londrina, iniciando sua trajetória profissional na Maracajú Veículos. No mesmo período, se filiou ao Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina, chegando a integrar a diretoria. Também fez parte da Força Sindical do Paraná.
Já aposentado, Lobato foi convidado a compor a coordenação do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos). Com uma vida dedicada à defesa dos direitos da classe trabalhadora, recebeu o Título de Cidadão Honorário pela Câmara de Vereadores de Londrina em 2019.
“Figura histórica do movimento sindical do Norte do Paraná, Lobato iniciou sua militância no Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina, onde exerceu uma luta exemplar em defesa dos trabalhadores”, destaca Valdir de Souza, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina.
Há mais de um ano, Lobato lutava contra um câncer no pulmão. Ele deixa companheira, três filhos e dois netos.
O velório acontece na sede do Sindicato dos Aposentados em Londrina (Rua Rio Grande do Norte, nº 1.082). O sepultamento está previsto para às 16h.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.