Em contrapartida, dados do IBGE apontam que pessoas do sexo feminino representam mais da metade da população brasileira
Mulheres ainda são minoria em altos cargos no mundo corporativo das finanças, de acordo com levantamento da FESA Group.
Os dados exclusivos, que a CNN teve acesso, apontam para uma disparidade de gênero nas posições mais importantes dessas empresas. Apenas 17,4% das pessoas do sexo feminino possuem posição de destaque, como CFO (equivalente à diretora financeira) em bancos de investimento.
Se considerar outras posições de chefia no mercado financeiro, há apenas 33,8% mulheres, lembrando que elas representam 51,5% da população total no Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O levantamento vem para contribuir com a diversidade e inclusão nos bancos, especialmente, na pauta de gênero. É um mapeamento que ajuda a compreender qual é a realidade dessas companhias, a pensar em como substituir vice-presidentes e CEOs por executivas e entender quais são áreas que precisam de maior atenção para incluir mulheres”, diz Fabiana Rocha, especialista em mercado financeiro da FESA Group.
“Estamos vivendo um momento que é preciso acelerar a jornada de diversidade nas empresas, inclusive, nas bancárias”.
Com recortes dentro de outros departamentos, o “Recursos Humanos” lidera a presença feminina com um percentual de 61,54%, logo em seguida, destaca-se “Relações Institucionais” e “Sustentabilidade”, que apresentam 56,5% mulheres em altos cargos.
O estudo considerou 82 empresas do mercado financeiro, levando em conta 249 pessoas e 12 posições de trabalho.
Fonte: CNN Brasil