Com bons resultados dos últimos três meses, economista aposta em continuidade do cenário para a reta final de 2023
Se no Paraná, a expectativa de contratação de temporários neste fim de ano registrou queda, como revelou pesquisa recente da Fecomércio, em Londrina o cenário deve ser um pouco diferente.
De acordo com a sondagem estadual da entidade, realizada no iníco do mês, 15% dos empresários afirmaram que pretendem abrir novos postos temporários. Estimativa menor que em 2022, quando pouco mais de 20% disseram que planejavam contratar para a temporada de fim de ano.
Em contrapartida, afirma o economista e consultor da ACIL, Marcos Rambalducci, a expectativa de contratação de temporários para Londrina, em função dos últimos resultados, é de um final de ano positivo. No acumulado de junho a agosto de 2022, a cidade registrou 732 empregos temporários. Enquanto, nos mesmos meses desse ano, foram 778.
No país, a Confederação Nacional do Comércio prevê a abertura de 110 mil vagas para temporários. Em 2022, foram pouco menos de 99 mil. E a expectativa, após o fim dos contratos, segundo a entidade, é que cerca de 12 mil deles, ou quase 11% do total, sejam efetivados.
No Paraná, mesmo com a queda na intenção de contratar, as possibilidades de efetivação são as maiores da série histórica da pesquisa e passaram de 92%.
Fonte: CBN Londrina