Nesta segunda-feira (19), o Portal Verdade estreia novo programa chamado “Segunda Sindical”. O quadro trará entrevistas com lideranças sindicais de Londrina e região. Neste primeiro episódio, Sandro Ruhnke, presidente do Sindicato dos Eletricitários de Londrina (SINDEL) conversa com a jornalista e editora-chefe do Portal Verdade, Elsa Caldeira, sobre os prejuízos para população caso seja efetivada a privatização da Companhia Paranaense de Energia (COPEL).
Desde o final do ano passado, o governador Ratinho Júnior (PSD) tenta vender a organização, que hoje é a maior empresa pública no estado. De maneira autoritária e aligeirada, em novembro de 2022, o projeto de lei nº 493/2022, responsável por transformar a estatal em empresa de capital diverso, possibilitando, assim, maior participação e rentabilidade para a iniciativa privada, foi aprovado com ampla maioria pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), recebendo apenas 13 votos contrários.
Acompanhe entrevista na íntegra:
Para acompanhar os próximos programas, se inscreva no canal do Portal Verdade/YouTube e siga o Instagram @portalverdade.oficial.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.