Em Londrina, alimentos serão distribuídos no Vista Bela, São Jorge e João Turquino a partir das 9h
Acontece neste sábado, 21, mais uma ação de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Norte do Paraná. Pelo 5º ano consecutivo, a campanha “Natal Solidário da Reforma Agrária” reúne as famílias camponesas acampadas e assentadas no norte do estado em uma bonita ação de partilha entre o campo e a cidade.
Ao todo, a ação deve distribuir mais de 20 toneladas de hortaliças, lácteos e outros alimentos cultivados nas áreas de Reforma Agrária que serão distribuídos em bairros periféricos da região.
“As nossas ações de distribuição de alimentos ganharam muita força durante a crise da Pandemia de Covid 19, quando o direito à alimentação foi negado a muitas famílias, principalmente nas periferias das cidades”, comenta José Damasceno, da Direção Estadual do MST no Paraná.
“Desde então, essa grande ação de fim de ano se tornou um momento esperado pelas famílias camponesas, que plantam e produzem um pouco a mais nesse período para poder dividir sua produção e contribuir com o natal dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade”, comenta.
Os alimentos da campanha são produzidos pelas famílias de cinco acampamentos e assentamentos do norte do Estado: Os Assentamentos Eli Vive (Lerroville/Londrina), Dorcelina Folador (Arapongas) e os acamamentos Fidel Castro (Centenário do Sul), Maila Sabrina (Ortigueira) Zilda Arns (Florestópolis), Manoel Jacinto (Florestópolis) e Herdeiros da Luta de Porecatu (Porecatu).
Doações
A distribuição dos alimentos acontece em bairros periféricos de Londrina, Arapongas, Rolândia, Porecatu e Centenário do Sul. Em Londrina, as distribuições se concentram nos bairros São Jorge, Vista Bela e João Turquino/Maracanã, e começam às 9h. Em Rolândia, a ação será no jardim Perazolo.
“Para nós é um grande orgulho poder partilhar com a cidade os frutos do nosso trabalho camponês, sem deixar de lutar pelo direito pleno à alimentação”, conclui Damasceno.
Desde 2020, o MST já doou mais de 1200 toneladas de alimentos no estado do Paraná.