Evento promove integração entre Feirão da Resistência e da Reforma Agrária com a Usina a Todo Vapor
Acontece neste sábado, 7 de outubro, das 9h às 17h, mais um evento imperdível na Vila Usina Cultural, situada na avenida Duque de Caxias, nº 4.159. O “Feirão da Resistência a Todo Vapor” promete um dia repleto de experiências culturais, com a participação de diversos produtores da agricultura familiar e artesãos que trarão uma variedade de produtos, desde moda à culinária, artes e artesanato. A entrada é gratuita.
Este evento representa a fusão de duas atividades culturais já tradicionais em Londrina. O “Feirão da Resistência e da Reforma Agrária”, é um evento que acontece todo segundo sábado do mês no Canto do MARL (Movimento dos Artistas de Rua de Londrina). Além disso, há a “Usina a Todo Vapor”, um encontro que acontece a cada dois meses pela Usina Cultural. O evento conta com outras parcerias, incluindo o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o SindJor (Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná).
União em prol da cultura e da resistência
Tradicionalmente, todas as edições anteriores do Feirão da Resistência e da Reforma Agrária aconteciam na Vila Cultural Canto do MARL. No entanto, devido às obras de reforma em andamento na Vila, a estratégia foi tornar o evento itinerante e levá-lo a outras regiões da cidade em colaboração com diferentes locais, começando pela Usina Cultural, explica Josemar Lucas, integrante da organização do Feirão.
Ainda segundo ele, é importante ressaltar que, neste ano, o Feirão da Resistência acontece de forma voluntária e não recebe recursos de nenhum patrocínio. Os únicos subsídios são provenientes das contribuições dos feirantes, de parte do que eles conseguem comercializar.
Programação diversificada
O Feirão da Resistência a Todo Vapor é uma oportunidade única do público mergulhar na cultura, na arte e na resistência enquanto aprecia produtos da agricultura familiar e do artesanato local. “Temos a ideia da arte e da cultura como forma de mudança, então, a programação cultural é extremamente importante. O Feirão não é uma simples feira, ele é um evento cultural, social, que privilegia e tenta trazer pessoas que trazem em si uma bagagem muito forte no sentido de luta social”, declara Ana Berehulka, curadora dos expositores do Feirão da Resistência e da Reforma Agrária.
E neste sábado não seria diferente, confira abaixo a programação completa do evento.
*Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.