No mesmo período, entre 2020 e 2024, Curitiba registrou alta de 98,54%; média nacional é 78%
O número de jovens eleitoras e eleitores cresceu significativamente em 2024 tanto em Curitiba quanto no Paraná, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Paraná, o número de eleitores com 16 e 17 anos que poderão votar nas eleições municipais de outubro cresceu 100,54% de 2020 para 2024. Em Curitiba, o número aumentou 98, 54%. O crescimento nos dois casos foi superior ao nacional: 78% no número de eleitores de 16 e 17 anos em comparação com o pleito de 2020. Lembrando que os jovens de 16 e 17 anos não são obrigados a votar.
Em 2020, de acordo com o TSE, eram 36.725 eleitores com 16 e 17 anos de idade (sendo 18.650 homens e 18.075 mulheres). Eles representavam 0,45% do eleitorado no Estado. Já em 2024, o número subiu para 73.648 eleitores com 16 e 17 anos de idade (sendo 36.924 eleitores homens e 36.598 eleitores mulheres), representando 0,85% do eleitorado do estado
Em Curitiba, por sua vez, 2020 somava 2.402 eleitores com 16 e 17 anos (sendo 1.181 homens e 1.221 mulheres). Os jovens com menos de 18 anos representavam 0,18% do eleitorado no município. Em 2024, passaram a ser 4.769 eleitores com 16 e 17 anos de idade (sendo 2.321 homens e 2.434 mulheres). Eles representam 0,33% de todo o eleitorado no município.
No Brasil, em 6 de outubro, no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, um total de 155.912.680 eleitoras e eleitores poderão ir às urnas para eleger representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Desses, 20.164.525 têm entre 16 e 24 anos, o que representa 12% do eleitorado, sendo 10.219.777 mulheres (51%) e 9.944.748 homens (49%).
Entre os jovens de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, 1.836.081 pessoas estão inscritas para votar, o que representa 1% do total do eleitorado. Desse total, 921.342 são mulheres (51%) e 914.739 são homens (49%). Para a faixa etária de 18 a 24 anos, o número de eleitores é de 18.328.444, sendo 9.298.435 mulheres (51%) e 9.030.009 homens (49%).
Campanhas ajudam no engajamento
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu diversas campanhas ao longo dos últimos meses para incentivar a juventude a se alistar e participar do processo eleitoral. Entre as principais ações, a “Semana do Jovem Eleitor”, realizada de 18 a 22 de março, destacou-se por incentivar adolescentes de 16 a 18 anos a emitirem o primeiro título de eleitor.
A campanha “Título na mão é sossego na eleição”, veiculada em emissoras de rádio e televisão até o fechamento do cadastro eleitoral, em 9 de maio, também teve um impacto expressivo e ressaltou a importância da regularização da situação eleitoral para votar com tranquilidade.
Além disso, o TSE lançou o documentário “Jovem – A Voz de Quem Faz História”, que compartilha experiências de jovens que votaram pela primeira vez.
Essas iniciativas foram amplamente divulgadas nas redes sociais da Justiça Eleitoral, com o apoio de celebridades, influenciadores digitais e instituições públicas e privadas, reforçando a relevância do engajamento cívico dos jovens e incentivando o exercício do voto como uma forma de participação ativa na democracia.
Como resultado, houve um aumento de 78% no número de eleitores de 16 e 17 anos em comparação com o pleito de 2020, refletindo a crescente conscientização sobre a importância do voto juvenil no cenário político brasileiro.
Fonte: Bem Paraná