DER ainda espera por estudo do IAT para liberar serviço em trecho de 10 quilômetros da rodovia. Atraso no cronograma também foi motivado por impasse envolvendo a descoberta de sítios arqueológicos na região
A empresa responsável pelas obras de duplicação da PR-445 entre o distrito de Lerroville, em Londrina, e o município de Mauá da Serra, teria até o final deste ano para concluir os trabalhos. O prazo original previsto em contrato, no entanto, não será cumprido. A constatação é do próprio Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão estadual responsável por acompanhar a execução do serviço. A CBN teve acesso a um documento em que o DER já reconhece que, por conta de todos os impasses registrados desde a assinatura da ordem de serviço, vai ser preciso estender esse prazo. Entretanto, o departamento não estipula a quantidade de tempo a mais que a empresa vai precisar para finalizar a obra.
Vale lembrar que a ordem de serviço foi assinada com quase seis meses de atraso, em julho do ano passado, por conta de um impasse com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), que, na época, exigiu estudos para investigação de um sítio arqueológico na região. De acordo com o DER, essa questão foi resolvida e a obra já conta com aprovação para liberação e execução dos trabalhos em toda a extensão do trecho contemplado. Em relatório enviado ao órgão estadual, o Iphan informou que, apesar dos indícios apontarem para a existência de materiais arqueológicos, não há impedimentos para a execução do serviço, uma vez que o procedimento não atrapalha a realização de estudos de preservação histórica na região.
Mas há ainda pendente o levantamento de fauna exigido pelo Instituto Água e Terra (IAT). Em fevereiro, o DER informou que o estudo estava prestes a ser concluído. Já o IAT disse, em nota, que o parecer definitivo só vai ser emitido após análise técnica do caso. O estudo do instituto é focado na implantação de passa-faunas, que são passagens subterrâneas para que os animais silvestres cruzem a rodovia sem o perigo de serem atropelados. O órgão ambiental avalia quantos túneis serão construídos e quais são os melhores locais para instalá-los.
Enquanto isso, a empresa fica impedida de iniciar o serviço em 10 dos 27 quilômetros de rodovia que serão duplicados. Atualmente, o serviço continua concentrado na região de Mauá da Serra. Obras importantes, como a trincheira de acesso ao município de Tamarana e a rotatória na entrada de Lerroville, ainda não foram iniciadas.
O serviço completo está orçado em R$ 148 milhões. É a segunda etapa de um plano do governo para a duplicação de toda a PR-445 para quem está indo ou vindo de Curitiba. A obra terá, além da trincheira em Tamarana, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas, e restauração da pista existente. Na primeira fase dos trabalhos, foram duplicados 17 quilômetros entre a zona sul de Londrina e o distrito de Irerê a um custo de R$ 93 milhões.
O atraso para a conclusão da duplicação até Mauá também deve adiar o início da terceira etapa dos trabalhos, que prevê a reforma da PR-445 entre Irerê e Lerroville a um custo de R$ 300 milhões. O governo informou que pretende licitar as obras ainda este ano, mas adiantou que só vai ser possível iniciar os trabalhos depois que a etapa atual, entre Lerroville e Mauá da Serra, for concluída.
Fonte: CBN Londrina