“A expectativa é continuarmos apresentando um evento de qualidade onde as pessoas fiquem seguras, onde possam refletir e se divertir”, revelou uma das organizadoras da Parada
Londrina recebe neste domingo, dia 6, a quinta edição da Parada Cultural LGBTQI+. Patrocinado pelo Coletivo Movimento Construção, o evento começa a partir do meio-dia no Centro Social Urbano Vila Portuguesa, conhecido como Buracão.
Todo ano é proposto um tema de reflexão para o evento e o tema dessa edição é “Democracia e Outros Espaços, Onde Todes Podemos e Devemos Estar”. Em entrevista ao Portal Verdade, Mariana Valle, representante do Coletivo organizador da Parada, revelou que a escolha do tema se deu a partir da percepção de que estamos em um ano muito significativo no ponto de vista eleitoral, onde o atual presidente se posiciona de forma repressiva em pautas minoritárias.
“É importante entender que o espaço político também pertence às pessoas LGBTs, pessoas negras, povos originários. O tema veio para fomentar essa reflexão”, destacou Valle. A representante ainda contou que o evento era para ter acontecido antes do período eleitoral, porém, por razões maiores, teve que ser reagendado.
É esperado um público de 8 a 10 mil pessoas, com base no engajamento das redes sociais e na organização de caravanas. A programação conta com artistas locais. “É um evento pacífico, onde a gente trabalha a arte, cultura, questão política dos corpos e dos discursos”, finalizou Mariana Valle.
Texto: Estagiária Raquel Cassitas, sob supervisão.