Apesar da queda nas temperaturas e da diminuição das chuvas, a doença segue avançando no estado. Em um mês, casos aumentaram 85% e quantidade de óbitos mais que dobrou
O novo boletim estadual da dengue confirmou mais 8.600 casos positivos e cinco mortes pela doença em uma semana. Com os novos dados, o Estado soma agora 61 óbitos e mais de 85 mil confirmações de dengue, desde o início do atual período epidemiológico, que começou em agosto do ano passado e vai até o fim do próximo mês de julho.
Apesar da queda nas temperaturas médias e da redução das chuvas, o cenário da dengue no estado ainda não mostra sinais claros de recuo. Muito pelo contrário. Há cerca de trinta dias, o estado somava pouco menos de 46 mil confirmações e 29 mortes pela doença. Ou seja, em um mês o aumento na quantidade de casos foi de 85%. Em relação aos óbitos, a situação foi ainda pior, o crescimento chegou a 110%.
Com relação às cinco novas mortes do boletim desta semana, quatro são aqui da região. Três de Londrina, dois homens de 84 e 43 anos e uma mulher de 74 anos. Além de outra idosa também de 74 anos, moradora de Ibiporã. Todos eles tinham comorbidades.
Segundo a Sesa, dos 399 municípios do estado, 356 já registraram casos de dengue. Os casos autóctones, do município de residência dos infectados, são maioria, pouco mais de 65 mil.
Em relação à chikungunya, que também é transmitida pelo Aedes aegypti, o informe trouxe 15 novos casos. Com isso, o estado soma agora 617 confirmações e três óbitos pela doença. No atual período epidemiológico, não foram registrados casos de zika.
Fonte: CBN Londrina