O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma alerta laranja para o Paraná sobre a terceira onda de calor do ano. A previsão é de que até o dia 15 de março as temperaturas máximas fiquem até 5ºC acima da média histórica.
Com isso, os termômetros pode chegar a 40ºC em vários locais do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O aviso de temperaturas acima da média começou a valer na segunda-feira (11).
Apesar dessa previsão do Inmet, os dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) projetam altas temperaturas para Curitiba por mais tempo. No dia 22 de março, já no Outono, a máxima prevista é de 32ºC. Confira no quadro abaixo:
Já na região Oeste os termômetros devem marcar temperaturas ainda maiores:
Essa onda de calor é resultado de um bloqueio atmosférico que está impedindo o avanço de frentes frias pelo país, permitindo que o ar quente no centro do Brasil ganhe força, aumentando o calor. O sistema também dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento.
Fonte: Bem Paraná