Nesta terça-feira (20), a partir das 9h30, na ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná) ocorre audiência pública para debater a nova concessão de rodovias no estado. No encontro, a discussão central será a duplicação do trecho da BR-376, entre Paranavaí e Nova Londrina.
Preços das tarifas, localização das praças de cobrança e obras adjacentes como o Contorno Leste de Londrina também são assuntos que serão pautados na sessão. Ainda, de acordo com o deputado estadual Goura (PDT), outras questões que têm sido levantadas para a adoção do novo modelo são a maior segurança no trânsito, inclusão de ciclovias e corredores ecológicos.
“Grande quantidade de sinistros do trânsito, de pessoas que morrem, ficam feridas nas nossas rodovias tanto federais como estaduais. O novo pedágio prevê a construção de estrutura cicloviária nos trechos urbanos das rodovias. Estamos falando de Londrina, região metropolitana de Curitiba, da rodovia 277, que liga Curitiba até Paranaguá”, pontua.
De acordo com o parlamentar, uma das solicitações é a obrigatoriedade de que a concessionária mantenha em seu portal de transparência informações atualizadas quanto aos acidentes envolvendo ciclistas e pedestres. As empresas também devem garantir iluminação adequada nos trechos urbanos e de circulação de ciclistas, com destaque aos perímetros perigosos como as saídas e entradas de pistas.
Com base em informações divulgadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), no último ano, quase metade das vítimas de acidentes de trânsito nas rodovias federais do Paraná, eram pedestres ou ocupavam motocicletas, motonetas ou bicicletas. Foram 223 mortes, o que equivale a 40% do total de óbitos nas rodovias do estado no ano. No total, foram registrados 559 acidentes com mortes no período em todo o Paraná.
“É uma obrigação contratual, é uma conquista. Durante anos, em Curitiba, mas também falando de todo estado, nós brigamos com as concessionárias. Tem ciclistas morrendo e precisamos de ciclovia. Elas falavam ‘isso não está no contrato’. Agora, não existe mais essa desculpa. Nós vamos, a partir do momento que comecem as obras, brigar para que isso tenha celeridade, as obras que preveem a segurança dos pedestres precisam ser contempladas logo no início destes anos na concessão”, indica.
Corredores ecológicos
Também segundo a liderança, a implantação de sistema de monitoramento que considere todos os acidentes envolvendo a fauna, inclusive, de animais de pequeno porte é outra demanda que está sendo observada na nova concessão.
Ainda, campanhas incentivando as pessoas a darem preferência para viajar durante a luz do dia, além da inclusão de croquis-padrão para viadutos verdes (áreas que surgiram como uma alternativa para minimizar os danos causados pela retirada da cobertura vegetal decorrente da construção de rodovias e ferrovias) são pontos que devem ser contemplados.
“Outro ponto importante é a travessia de fauna silvestre. O Brasil como um todo tem uma carnificina nas rodovias da fauna, então, é importante que as rodovias prevejam estas travessias”, acrescenta.
Estão previstos 6 lotes para concessão, sendo que os lotes 1 e 2 já foram leiloados no final de 2023 pelas empresas Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A e EPR Litoral Pioneiro, respectivamente. As concessionárias ficarão responsáveis pela administração de 19 trechos de estradas – que totalizam mais de mil quilômetros e abrangem mais de 40 municípios – pelos próximos 30 anos.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.