No acumulado de janeiro a julho de 2024, a produção industrial paranaense teve elevação de 3,2%.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da produção industrial regional. O Paraná teve crescimento de 14,1% frente a julho do ano passado, o melhor resultado do país. O valor é mais que o dobro da média nacional, que ficou em 6,1% na mesma comparação. No acumulado de janeiro a julho de 2024, a produção industrial paranaense teve elevação de 3,2%.
Nos últimos 12 meses, a indústria paranaense evoluiu 5,1% e, a brasileira, 2,2%. Entre as unidades da federação mais industrializadas do país, compostas por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, o estado obteve o segundo maior crescimento em 12 meses, abaixo apenas de Rio de Janeiro, com 5,8% no período.
De acordo com o economista do Sistema da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Evânio Felippe, o resultado de julho é mais um indicativo do grande potencial que o setor industrial tem para se desenvolver ainda mais no estado.
Segundo a Fiep, o crescimento da produção industrial em julho pode ser reflexo da melhora no mercado de trabalho no país, que estimula o consumo na economia e, consequentemente, a produção nas fábricas.
Outra razão para o aquecimento da economia no estado são os resultados de outros setores econômicos como o de serviços (+4,1%) e comércio (+3,8%) este ano, que se refletem em estímulos à produção industrial paranaense.
Fonte: CBN Londrina