Somente em Curitiba, 19 mil pessoas estão impedidas de votar nas próximas eleições
Cerca de 190 mil eleitores estão com o título cancelado, no Paraná. Somente em Curitiba, 19 mil pessoas estão impedidas de votar nas próximas eleições, caso não regularizem a própria situação na Justiça Eleitoral. Os dados constam em um levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
O secretário de comunicação da corte, Willian Gallera Garcia, diz que dois motivos lideram a lista das razões pelos cancelamentos dos documentos.
O Paraná tem cerca 8,5 milhões de eleitores. O número de títulos cancelados chega a 2,2% do total de pessoas com direito a voto no estado.
Além da consequência principal, de não poder votar nas próximas eleições, quem tem o documento cancelado fica impedido de realizar uma série de atos da vida civil.
O eleitor com pendências na Justiça especializada pode regularizar a própria situação de forma online, no site do Tribunal Superior Eleitoral.
É possível, ainda, comparecer de forma presencial em um cartório eleitoral. A multa para cada turno não votado é de R$3,51. O prazo para sanar os problemas com o título termina no dia 8 de maio.
Fonte: Band News