O número de endividados cresceu em junho mas a inadimplência diminuiu no estado
O número de endividados aumentou no mês de junho no Paraná. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor elaborada pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e pela Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, 94,7% das famílias paranaenses estavam endividadas em junho.
Essa é a terceira alta consecutiva do indicador, que está acima da média nacional que é de 78,5%. O Paraná está em segundo lugar no ranking brasileiro do endividamento, atrás apenas de Minas Gerais.
As dívidas no cartão de crédito são o principal motivo de endividamento e de acordo com o economista Mauro Calil este é um sinal de alerta.
Apesar do crescimento do número de endividados, a parcela de inadimplentes baixou de maio para junho, 19,3% para 17,1%. De acordo com Mauro Calil, isso é positivo porque mostra que as pessoas estão incomodadas com as dívidas e a inadimplência.
A pesquisa também mostra que os paranaenses que ganham mais, também estão se endividando mais. O economista explica que essa é uma tendência mundial.
Fonte: CBN Londrina