O Hospital Universitário (HU) da UEL, por meio de sua Assessoria de Comunicação, produz regularmente o podcast “HU-UEL com Você”, que já conta com 67 episódios publicados na plataforma Spotify e no Youtube, com opção também em vídeo. A iniciativa nasceu no ano passado e tem como objetivo viabilizar um meio de divulgação de informações claras sobre diversos temas relacionados à área da saúde, a partir de entrevistas com profissionais capacitados que contribuem com informações especializadas ligadas às suas áreas de atuação.
Participam na produção do podcast a Relações Públicas do HU, Ana Luisa Sversutti, na função de mediadora, e Marco Corbanez, editor. O roteiro é escrito pela chefe da Assessoria de Comunicação do Hospital, Neli Carla Jacob, com o auxílio da equipe de comunicação e dos profissionais entrevistados. As gravações são feitas em parceria com a equipe de Telemedicina do HU, que cede o estúdio para as produções e disponibiliza um servidor para acompanhar as gravações.
Os episódios são preparados de modo que todos os interessados na temática abordada possam conhecer mais sobre aquele assunto em específico. Para isso, são convidados profissionais do HU e de fora da instituição. Ana Luisa destaca a intenção do podcast de veicular informação de qualidade de maneira clara e acessível.
Carla Jacob conta que a série de produções começou com atividades realizadas para o projeto Voe Alto, que produziu, em 2023, uma série de vídeos orientativos sobre gestação e cuidados com o recém-nascido que foi publicada no Youtube.
Posteriormente, este conteúdo foi adaptado e veiculado em áudio no Spotify. Em outubro de 2023, os episódios roteirizados e gravados pela equipe de comunicação do Hospital começaram e seguem em produção regular. Saúde mental, câncer de próstata e telemedicina são algumas das temáticas já abordadas nesta nova fase.
Carla conta que as produções são norteadas por um calendário de datas comemorativas e campanhas educativas, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, por exemplo:
Ela também explica que, por se tratar de uma instituição pública, as produções não são monetizadas e não são utilizadas ferramentas pagas para ampliar o alcance dos episódios nas plataformas digitais. Por isso, adianta, é indispensável o engajamento dos ouvintes para indicar e compartilhar as produções, ampliando as fronteiras do conhecimento que é veiculado pelo podcast.
Fonte: O Perobal