Atividade reúne especialistas que assinam a coluna “Saúde de Verdade”, há um ano no ar
Nesta próxima sexta-feira (24), a partir das 20h, no canal do Portal Verdade – YouTube (disponível aqui) vai ao ar a live “A importância da informação sobre saúde a serviço dos trabalhadores”. A atividade celebra um ano da coluna “Saúde de Verdade” publicada às sextas-feiras pelo veículo.
Participam da mesa o time composto por quatro especialistas que assinam os textos semanalmente: o gastroenterologista Luiz Eduardo Cheida, a dermatologista Lígia Márcia Martin, o sanitarista Gilberto Martin e o cardiologista Marco Antônio Fabiani.
Gilberto destaca a importância do evento não apenas para avaliação do trabalho desenvolvido até o momento, mas também para definição de estratégias que possibilitem aumentar o número de leitores. Ainda, ele reforça o compartilhamento de informações de interesse público, o que em seu entendimento, já tem ocorrido através dos textos.
“Eu vejo a live como uma oportunidade interessante, primeiro para gente conversar a respeito da ideia da coluna, de como ela está evoluindo e poder trocar ideias entre nós. Vejo também como uma possibilidade para se trabalhar a ampliação de divulgação da coluna e como a gente pode discutir durante a live temas que temos levantado nos textos, pode ser atrativo para as pessoas que vão assistir”, diz.
A chance de se aproximar mais do público também é apontada por Marco Antônio. “A live é mais viva, podemos falar de maneira mais informal como vemos as questões da saúde, a política. Sem o formalismo do texto escrito”, assinala.
Ainda, ele evidencia a possibilidade do encontro com os demais colunistas que considera “amigos de muito tempo”.
“Embora com caminhos de vida diferentes, temos muita história vivida em comum, compartilhamos crenças e entendimento semelhante do mundo. Estamos no campo progressista e continuamos acreditando que podemos melhorar a cidade, o estado ou o país”, afirma.
Até o momento foram publicizados 37 textos com assuntos múltiplos, desde ética médica, instruções para diagnóstico e tratamento de enfermidades diversas como herpes, sífilis, melanoma. Também consequências da inteligência artificial no exercício da medicina, orientações para uma alimentação mais saudável, ascensão e impactos de movimentos negacionistas na saúde pública, financiamento e controle do SUS (Sistema Único de Saúde), entre muitos outros temas.
Para os médicos, integrar o grupo de colunistas tem sido uma experiência engrandecedora. Confira alguns depoimentos a seguir:
“Acho que as publicações têm um espectro amplo, abordando de maneiras diversas a saúde. São colunas informativas, que ajudam a refletir sobre esse lado tão importante da vida que é o cuidado com a saúde, individual e coletiva”, analisa Marco Antônio Fabiani.
“Uma oportunidade de compartilhar experiências e informações que me estimulou a escrever e pesquisar”, compartilha Lígia Márcia Martin.
“Eu vejo a coluna muito como um espaço de repasse de informações, mas que também serve para reflexão de temas. Veja que a gente acaba se alternando, tem colunas que a gente basicamente dá informações técnicas que eu acho que são importantes para as pessoas. E tem colunas que fazemos uma discussão mais reflexiva mesmo, tentando promover o debate. Acho que esse é o papel da coluna mesmo. Talvez a informação funcione como uma espécie de um gancho para gente atrair a atenção das pessoas e a reflexão vem como um desdobramento”, observa Gilberto Martin.
A mediação é da jornalista e editora executiva do Portal Verdade, Elsa Caldeira.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.