Em nota, o SindSaúde-PR informou que, após solicitação, a SESA liberou os servidores para o evento
Entre esta quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de julho, Curitiba sedia a 1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Paraná (1ª CEGTES/PR). O evento acontece no Espaço Torres Kennedy, e visa reunir representantes do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR), também dos conselhos municipais de profissionais da saúde.
O objetivo principal da conferência é debater e votar propostas relacionadas à gestão do trabalho e educação na saúde no Paraná. O evento busca lançar um olhar mais aprofundado sobre como o governo Ratinho Junior (PSD) tem tratado a saúde pública do estado e seus trabalhadores. Além disso, pretende-se expor fragilidades e dificuldades enfrentadas pela categoria, especialmente após a pandemia de Covid-19, quando muitos enfrentaram desrespeito e negligência governamental.
Segundo Gilson Luiz Pereira Filho, técnico de enfermagem e membro da diretoria estadual do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Serviço Público da Saúde e da Previdência do estado do Paraná (SindSaúde-PR): “o debate é importante para a gente poder avançar, expor para a população, para as organizações civis de que o governo do estado do Paraná e os governos em si precisam aumentar o diálogo sobre a gestão do trabalho”, afirma.
Ele destaca que a pandemia trouxe à tona a necessidade de cuidar melhor dos trabalhadores da saúde, que resistiram às adversidades, além da precarização das condições de trabalho.
Importância da conferência
A conferência é uma oportunidade para discutir as relações de trabalho no setor da saúde, que muitas vezes são marcadas por precarização e falta de suporte. Gilson enfatiza que as demandas observadas nos locais de trabalho, acaba suscitando debates.
“É um momento de debate, de luta, de levar as nossas pautas dos trabalhadores e também levar a defesa dos SUS, quando defendemos as pautas de trabalho. E a gente automaticamente está defendendo um SUS mais forte e um atendimento de qualidade, uma política pública mais robusta e com maiores investimentos e com maior olhar e interesse dos entes políticos para essa área tão sensível”, reforça.
Participação
A participação no evento resultou em um processo que começou nas conferências municipais de gestão do trabalho e educação em saúde. Delegados de cada segmento (usuários, trabalhadores e prestadores) foram eleitos nas conferências macrorregionais.
Gilson explica que: “neste momento, não há mais inscrições, pois, as inscrições foram realizadas nas conferências macrorregionais de cada regional e dos municípios que pertencem a cada uma delas.”
A conferência começará com o credenciamento dos participantes e uma reunião ordinária do CES/PR. No primeiro dia, ocorrerão palestras de abertura e uma mesa redonda sobre gestão do trabalho, educação e saúde. À tarde, os participantes se dividirão em grupos de trabalho para apreciar e votar propostas enviadas pelas conferências macrorregionais.
O segundo dia será dedicado à plenária final, onde as propostas serão aprovadas, seguidas pela eleição dos delegados que representarão o Paraná na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES).
Confira a programação da conferência na íntegra:
- 24 de Julho de 2024
– 8h às 9h: Credenciamento dos Delegados Titulares, Convidados e Observadores
– 9h às 10h: Credenciamento dos Observadores (vagas remanescentes)
– 8h15: Reunião Ordinária do CES/PR
– 9h às 10h: Abertura e Leitura do Regimento Interno da 1ª CEGTES/PR
– 10h às 10h20: Substituição de Delegados Titulares ausentes pelos Suplentes
– 10h20 às 11h20: Palestras de Abertura
– 11h20 às 12h: Mesa Redonda
– 12h às 13h30: Almoço
– 13h30 às 17h: Grupos de Trabalho (apreciação e votação das propostas enviadas pelas Conferências Macrorregionais)
– 17h: Entrega das Moções
– 17h às 20h: Jantar
- 25 de Julho de 2024
– 8h30 às 12h: Plenária Final – Aprovação de Propostas
– 12h às 13h30: Almoço
– 13h30 às 14h30: Eleição dos Delegados para a 4ª CNGTES
– 14h30 às 15h30: Plenária Final – Homologação dos Delegados para a Etapa Nacional e Encerramento
Matéria do estagiário Jader Vinicius Cruz sob supervisão.