Construída para homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil, a praça Tomi Nakagawa, no centro de Londrina, se transformou num verdadeiro “presente de grego”.
Inaugurado há 16 anos, completados no último dia 22, o espaço atualmente é cenário evidente da falta de manutenção e da ação de vândalos e criminosos. A estrutura fica ao lado do PAI (Pronto Atendimento Infantil), onde diariamente frequentam dezenas de famílias e, principalmente, crianças.
O mais importante monumento da praça é o retrato da ausência de cuidado. A obra de 20 metros de altura, com duas torres que se encontram na ponta e a parede que faz referência à proa de um navio, está completamente abandonada.
São pichações, fios de iluminação e de energia elétrica cortados e arrancados por ladrões, parte do inox não existe mais e lixo acumulado, indo de cobertores a restos de embalagens e até fezes humanas, gerando mau cheiro.
O chafariz não funciona, está sujo e com descarte de embalagens. Vegetação tem crescido no que seria o espelho d’água. As placas de mármore com nomes dos japoneses pioneiros que vieram para a cidade já não são mais vistas. Andando pelo local ainda é possível encontrar mais pacotes de lixo acumulados e várias peças quebradas.
Fonte: O Bonde