Secretário de Obras reconhece atraso e diz que problema foi causado, principalmente, pelo fato do terminal estar funcionando durante reforma
Circulam pelo Terminal Central Urbano de Londrina, todos os dias, cerca de 35 mil pessoas. Inaugurado há mais de trinta anos, o prédio já sentia falta de melhorias em diversos pontos há um bom tempo. A promessa da Prefeitura é de uma reforma que vai solucionar alguns problemas antigos e trazer mais conforto e segurança para os usuários do principal e mais movimentado terminal de transporte coletivo da cidade.
A obra, que teve a ordem de serviço assinada no dia 4 de outubro do ano passado, deveria ser finalizada no próximo dia 4 de julho. No Portal da Transparência, a reforma do Terminal Central consta como 62,96% realizada, percentual que corresponde a pouco menos de R$ 1.500.000,00 do total previsto em contrato.
De todas as medições realizadas desde o início dos trabalhos, em outubro de 2022, destaque para as duas últimas, de março e abril, quando a obra avançou 40% na soma dos dois meses. Em entrevista à CBN Londrina nesta quarta-feira, o secretário Municipal de Obras, João Verçosa, reconheceu o atraso e disse que o problema teve como principal causa o fato do terminal estar funcionando durante a reforma.
A revitalização do Terminal Central deve custar pouco mais de R$ 2.350.000,00. Isso se não houver algum aditivo também de preço até a entrega, como vem ocorrendo em boa parte das obras do Município. Segundo Verçosa, por conta das dificuldades, a Prefeitura decidiu aceitar o pedido da construtora e prorrogou o prazo de conclusão para o fim de agosto.
De acordo com a Prefeitura, os trabalhos no Terminal Central incluem a substituição de um elevador, reforma dos banheiros, troca de portas, corrimãos, esquadrias e janelas, além de uma revisão completa das partes elétrica e hidráulica, pintura geral e recuperação de pisos, paredes e bancos. Também serão feitas melhorias nos revestimentos e na iluminação do terminal.
A atual gestão já entregou as reconstruções dos terminais urbanos do Milton Gavetti e Vivi Xavier, na região norte. Além disso, estão em andamento as obras do Terminal Ouro Verde, também na zona norte, e o Terminal Acapulco, na região sul.
Com a colaboração de Cláudia Lima.
Fonte: CBN Londrina