O prazo para entrega da obra é julho de 2023, confira outras propostas de melhoria
A Prefeitura de Londrina iniciou uma série de reformas no Terminal Urbano Central no dia 18 de outubro e, recentemente, revelou as principais melhorias propostas. O investimento da obra é de 2,3 milhões e a entrega está prevista para julho do ano que vem.
Devido a pandemia e ao sucateamento da estrutura antiga do Terminal Central, parte da população deixou de usar o transporte público coletivo regularmente. Por dia, uma média de 35 mil pessoas utilizam os serviços do Terminal. Percebendo isso, a Prefeitura da cidade tomou a iniciativa de planejar uma melhoria na estrutura do lugar, a fim de incentivar a volta do uso desses transportes e melhorar a experiência de quem ainda frequenta regularmente o Terminal. Algumas das reclamações a respeito do local são a falta de manutenção nos banheiros e a carência de segurança e acessibilidade.
Segundo o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Londrina, Janderson Marcelo Canhada, essas obras serão na estrutura básica do local, como a recuperação de pisos, troca da iluminação antiga por iluminação em LED, substituição dos elevadores e troca de metais e louças sanitárias dos banheiros. Também haverá licitações para empresas fornecedoras de alimentação se instalarem no Terminal.
Perguntado sobre o prazo, o Secretário comentou que “o ideal seria desativar o Terminal, fazer a reforma e aí entregamos. Aí seria um prazo muito mais curto. Mas vamos ter que fazer a reforma com o Terminal aberto”, porém, uma média de 35 mil pessoas utilizam os serviços do Terminal, então essa alternativa está fora de cogitação.
Além disso, está sendo idealizado juntamente com o Governo do Estado do Paraná, a construção de um Terminal Metropolitano interligado ao Terminal Urbano Central por meio de um túnel. Assim, os passageiros que vierem de cidades vizinhas não precisarão pagar uma passagem a mais para se locomover dentro de Londrina.
*Matéria da estagiária Raquel Cassitas, sob supervisão.