O professor Pablo Guilherme Caldarelli, do Departamento Medicina Oral e Odontologia Infantil (CCS) foi convidado pela Gerência Odontológica e Coordenação da Estratégia de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina para falar da integração ensino-serviço-comunidade realizada entre a UEL e a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. O evento foi realizado nesta terça (5), das 7h30 às 13h30, no auditório da Unicesumar.
“O Curso de Odontologia da UEL e a Secretaria Municipal de Saúde articulam a integração ensino-serviço-comunidade há anos. São diversas experiências exitosas e duradouras do nosso curso com a Secretaria, como os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde para estudantes da graduação; a Residência Multiprofissional em Saúde da Família; e as ações de pesquisa e projetos de extensão”, relata o professor.
Em sua perspectiva, falar em integração ensino-serviço-comunidade é falar do Sistema Único de Saúde (SUS) como o mais potente e pleno espaço de formação para atuação nos serviços de saúde. Formação, não apenas técnica, mas crítica, reflexiva e humanizada.
Como parte das ações da Semana Municipal de Saúde Bucal, houve também uma capacitação sobre câncer bucal para os profissionais de saúde bucal do município de Londrina e demais municípios da 17ª Regional de Saúde.
O tema do curso foi “Novo cenário do Câncer Bucal: do diagnóstico às sequelas de tratamento” e a atividade incluiu uma palestra com a professora Elen Tolentino, da Universidade Estadual de Maringá. Estavam presentes dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal de Londrina e demais municípios da região.
A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, com apoio do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR).
Professor Pablo: “Falar em integração ensino-serviço-comunidade é falar do Sistema Único de Saúde como o mais potente e pleno espaço de formação para atuação nos serviços de saúde”
Fonte: O Perobal