Teatro da AML Cultural recebe o concerto “Aeternum”, às 18h30; na sequência, às 20h, show “A ordem é samba” com Paulo Vitor Poloni, músicos convidados e alunos do FIML, será realizado no Ouro Verde
Os grandes clássicos do samba que ficaram eternizados por mestres como Noel Rosa, Dorival Caymmi, Adoniran Barbosa, Geraldo Pereira, Dona Ivone Lara e Gonzaguinha, estarão reunidos no show “A ordem é samba”, nesta quinta-feira (13), às 20h, no Teatro Ouro Verde, em Londrina.
No palco, o cantor e compositor londrinense Paulo Vitor Poloni estará acompanhado dos músicos André Siqueira (violão), Fabrício Martins (piano), Bruno Cotrim (bateria) e Gabriel Zara (contrabaixo) – além dos alunos que participaram da Oficina de Samba do FIML. Vai ser uma noite para festejar o samba e a música brasileira. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.
Num passeio histórico e festivo, Paulo Vitor Poloni vai costurar seu repertório autoral, registrado em seu disco “Já tô no samba”, com grandes clássicos do cancioneiro popular. A música “A ordem é samba”, gravada e difundida por Jackson do Pandeiro, abre alas para esta noite que vai trazer também muitos outros mestres do samba.
Paulo Vitor é pesquisador da voz e do canto popular. Mestre em música pela UEM, graduado em licenciatura em música pela UEL, vem estudando com grandes nomes da MPB como Jane Duboc, Amélia Rabelo, Izabel Padovani, Alice Passos, Ilessi, Fabiana Cozza e Lívia Nestrovski. Também busca referências em consagrados músicos como Chico Buarque, Cartola, Gilberto Gil, João Bosco, Eduardo Gudin e Noel Rosa.
Oficina de Samba – Durante o 43º Festival Internacional de Música de Londrina, os alunos puderam participar da Oficina de Samba, ministrada pelo professor Paulo Vitor Poloni. No workshop, eles aprenderam tudo sobre a montagem de um show, do início ao fim, com reflexões sobre o repertório, arranjos, organização dos estudos, figurino, presença de palco, expressividade e divulgação.
Toda essa prática faz parte da abordagem artístico-pedagógica que Paulo Vitor construiu durante sua vivência como artista e professor. São anos de pesquisa e dedicação à música brasileira com foco no samba, que representam Londrina em conteúdo e potencial de produção e diálogo com a linguagem do samba nacional.
Música sacra – O Grupo Vocal “Entre Nós” sobe ao palco do Teatro da AML Cultural, nesta quinta-feira (13), às 18h30 com o Concerto “Aeternum”, pela programação do 43º Festival Internacional de Música de Londrina (43º FIML). Os ingressos para o espetáculo já estão esgotados.
“Æternum“, é o novo trabalho do grupo, um concerto composto de músicas sacras eruditas, de vários períodos da história da música ocidental. No repertório, estão composições icônicas do repertório clássico, como Agnus Dei, uma adaptação do Adágio para quarteto de cordas, de Samuel Barber, Mater Dolorosa, de Pergolesi e Nella Fantasia, de Ennio Morricone.
Para este concerto, o grupo será acompanhado pelo pianista Thiago Marconato e terá a participação especial da soprano londrinense Havilá Porto. No vocal participam Bruno Bazé, Caco Piacenti, Camila Santarosa, Carlos Mariano, Danilo Sousa, Emílio Negreiros, Fernando Cacciolari, Flávio Collins, Isaque Ribeiro Gonçalves, Kézia Oliveira, Luciana Nonino, Maitê Motta, Mariana Sella, Monique Kodama, Paulo Villela, Thais Regina, Thiago Garcia, Victor Terra Piano, Thiago Marconato.
Criado em 2010 em Londrina, o Grupo Vocal Entre Nós tem um repertório voltado à música brasileira, especializado em executar arranjos a quatro vozes, ou mais, a capella ou acompanhados por instrumentos. Em 2011 iniciaram um repertório erudito com a Cantata 140, de Johann Sebastian Bach, em parceria com a Sinfônica Jovem da UEL. A partir de 2014, o grupo enveredou por trabalhos cênicos, ganhando a característica de coro-cênico.
Realização – A 43ª edição do FIML é promovida pelo Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Cultura, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura e Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina. A realização é do Ministério da Cultura/Governo Federal.
O evento conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Unimed Londrina, Sanepar, Husker, Grupo Marajó, Dentalclean e Sinpro Londrina.
Texto: N.Com, com informações da assessoria do Festival Internacional de Música de Londrina
Fonte: Blog Londrina