O debate sobre o livro, que faz parte da lista do vestibular da UEL, começará às 18h30 na Biblioteca Municipal
O projeto Literatura na Biblioteca vai realizar um debate acerca do livro “O Seminarista”, de Bernardo Guimarães, presente na lista de obras cobradas neste ano pelo vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), nesta segunda-feira (16), às 18h30 (de Brasília), na Biblioteca Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413, região central da cidade.
A palestrante, doutora e professora de Letras da UEL, Cláudia Cristina Ferreira, irá conduzir o debate. Ferreira será responsável por explicar e contextualizar a vida do autor para os participantes, o que será seguido por um resumo e análise do livro.
“Bernardo Guimarães foi tanto escritor quanto poeta, e a que mais se destaca entre suas obras é a ‘A Escrava Isaura’. De todos os romances que ele escreveu, ‘O Seminarista’, que critica o celibato clerical, é considerado sua obra-prima”, explicou a professora.
A obra conta a história de Eugênio, filho de um fazendeiro, que tem uma forte amizade com Margarida, a filha de um dos empregados. Dessa amizade, nasce um novo sentimento, mas a união dos dois jovens não é bem vista. Assim, os pais do rapaz o enviam para o seminário, contando-lhe que a moça se casou, mas a verdade é que ela foi expulsa da fazenda. Decepcionado, Eugênio passa a se dedicar à vida eclesiástica, até o dia em que ele descobre a verdade.
O projeto Literatura na Biblioteca já é realizado há sete anos, resultando de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, e o Departamento de Pós-Graduação em Letras da UEL.
Com informações do N.Com.
Fonte: Paiquerê FM News