As rajadas de vento de 69,8 km/h que atingiram Londrina na noite desta quarta-feira (12) provocaram a queda de pelo menos cinco árvores no município. As informações são do boletim de ocorrências da Defesa Civil das 9h26 divulgado pela Prefeitura às 10h44.
Às 23h16, a Defesa Civil de Londrina registrou a primeira queda, ocorrida na rua Canudos, no jardim Higienópolis, região central da cidade. A Copel (Companhia Paranaense de Energia) realizou o atendimento iniciou e parte da via ficou bloqueada.
Já a segunda queda foi registrada às 23h59, na estrada dos Periquitos, no bairro Limoeiro, zona Leste. A Defesa Civil fez o atendimento da ocorrência, que deixou a via totalmente interditada.
Nesta quinta (13), foram mais três chamadas de árvores caídas. Às 8h42, também na rua Canudos, com dano à rede elétrica; 8h39 na rua Peru, jardim Indianápolis, região central; às 9h15 na rua João Dale Vedove, no conjunto Cafezal 2, zona Sul. Essas ocorrências ficaram a cargo da Sema (secretaria de Meio Ambiente).
Houve ainda um destelhamento registrado às 8h56 na rua 64, na zona Sul. A orientação para o pedido de lona foi para retirada do material na Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil).
De acordo com Ângela Beatriz, meteorologista do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), os ventos atingiram sua velocidade máxima entre as 23h da quarta-feira e a meia-noite de quinta-feira (13). O acumulado de chuvas no período foi de 11 milímetros.
A meteorologista apontou, ainda, que os eventos climáticos das últimas horas aconteceram em razão do fenômeno do ciclone extratropical que passa pelo Paraná. “Os efeitos foram mais intensos no sul do Estado e agora o ciclone já está em declínio. Agora, teremos uma massa de ar fria, que vai derrubar as temperaturas”, explica.
Nos próximos dias, conforme relata Ângela, as temperaturas devem ficar entre 7ºC e 20ºC em Londrina. As mínimas e as máximas devem começar a aumentar somente no domingo (16), quando a temperatura poderá chegar a 23ºC.
Fonte: Portal Bonde