Segundo Haddad, ocorre um debate no governo sobre as categorias que ficaram fora da discussão da reforma da Previdência, feita em 2019
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que, no momento, discutir uma eventual reforma da Previdência está fora do radar do governo federal. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Em Ponto, da GloboNews, nesta quarta-feira (4/9).
“Não está em discussão no governo federal discutir reforma da Previdência do regime geral”, disse.
No fim de julho, o governo divulgou que gastos com a Previdência e com os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) são os fatores que resultaram no bloqueio de R$ 11,2 bilhões no Orçamento de 2024.
Isso porque estão sendo concedidos mais benefícios do que o previsto originalmente.
Categorias fora da reforma da Previdência serão ouvidas
Haddad salientou que ocorre um debate no governo sobre as categorias que ficaram fora da discussão da reforma da Previdência. Segundo ele, esses grupos “podem dar uma contribuição para melhorar as contas públicas, buscando mais justiça social”.
A última reforma previdenciária ocorreu durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em novembro de 2019. A medida alterou as regras para aposentadoria no país e para o cálculo do benefício a ser recebido, tanto no regime geral quanto no serviço público.
Entre as mudanças, a principal é que não é mais possível se aposentar apenas usando o tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Fonte: Metrópolis