Telediagnóstico em eletrocardiograma está disponível em 17 das 21 cidades da Regional de Saúde. Serviço começou em 2021 na região de Paranaguá
A maioria dos municípios da 17ª Regional de Saúde já conta com o serviço de Telediagnóstico em Eletrocardiograma. São 17 das 21 cidades que já fazem parte do atendimento.
O programa é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e no Paraná começou a ser implantado pela 1ª Regional, em Paranaguá.
O serviço consiste em enviar as imagens do eletrocardiograma online para um especialista, que faz o diagnóstico em até duas horas. Em casos graves esse tempo pode ser de até 10 minutos.
Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o Telediagnóstico representa muito mais agilidade para a saúde da população.
Em Paranaguá, onde o serviço foi disponibilizado inicialmente, já foram mais de 65 mil exames de eletrocardiograma realizados desde 2021.
Para os municípios de Ibiporã, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Cafeara e Tamarana, a secretaria estadual da Saúde doou eletrocardiógrafos, como forma de incentivo à adesão, já que eles não possuíam equipamentos compatíveis para realizar o exame.
A expectativa é gradativamente levar o serviço a todo o Estado.
Fonte: CBN Londrina