O consumo de água aumentou quase 10% com a falta de chuva e o calor que atingiu a região nos últimos dias
De acordo com Gil Gameiro, gerente-geral da Sanepar na Região Nordeste, é preciso garantir a estabilidade e segurança do abastecimento, em tempos de estiagem, Londrina não registra casos de chuvas com limite considerável, há mais de 30 dias.
Segundo dados da Sanepar, em Londrina, o consumo de água aumentou quase 10% com a falta de chuva e o calor que atingiu a região nos últimos dias do outono, porém, o sistema ainda comporta essa demanda.
A estiagem preocupa e deve continuar prejudicando os sistemas de abastecimento de água na Região Norte do Paraná, ao menos até setembro deste ano, quando estão previstas chuvas mais intensas.
No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo inteligente da água e uso racional. Ações emergenciais, rodízios e cortes de abastecimentos estão descartados a curto prazo.
A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.
Fonte: CBN Londrina