No próximo dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador. Em comemoração à data, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) terá uma programação especial nos dias 2 e 3, quinta e sexta-feira pós-feriado. Nos dois dias, o horário de atendimento será estendido, das 8h às 16h. Para cada uma das datas será montando um atendimento diferenciado e também serão oferecidos serviços e orientações à população.
Na quinta-feira (2), o atendimento será voltado exclusivamente para as vagas de emprego. Todos os funcionários estarão à disposição do evento e não será exigido agendamento. O atendimento será por ordem de chegada e, além das oportunidades que a Secretaria oferece, empresas da cidade estarão com seus setores de recursos humanos no prédio da Secretaria para fazer processos seletivos durante o evento. A SMTER fica na rua Pernambuco, 162, Centro.
Na sexta-feira, as atenções estarão concentradas no seguro-desemprego. Também não será exigido o agendamento, mas para que o atendimento seja feito é preciso respeitar o tempo mínimo de sete dias pós-demissão que o benefício exige para dar entrada no seguro. O trabalhador também precisa, no momento do atendimento, apresentar os documentos exigidos por lei. São eles carteira de trabalho; documento de identificação com foto; requerimento do seguro desemprego; termos de rescisão ou quitação/homologação da rescisão; comprovante de saque ou depósito do FGTS; e comprovante de residência original.
Nos dois dias de evento, os servidores da Secretaria farão orientações sobre a carteira de trabalho digital. Também estarão sendo ofertados os cursos de qualificação profissional que a SMTER adquiriu com o Sistema S. São mais de 40 cursos em áreas como serviço, gastronomia, estética, tecnologia, mecânica e outros.
Para os empreendedores, estarão sendo apresentadas as linhas de crédito da Fomento Paraná, com juros subsidiados e condições facilitadas. A Sala do Empreendedor estará com atendimento normal com todos os serviços que já oferece habitualmente aos Microempreendedores Individuais (MEIs). Na quinta e na sexta, a escola de cabeleireiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) fará o corte de cabelo dos trabalhadores que passarem pelo evento e quiserem dar uma repaginada no visual.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, destacou a ação. “Não poderíamos deixar essa data passar em branco. É um momento de celebração e reflexão sobre todos os direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo do tempo. Por isso, preparamos esses dois dias de evento e estaremos com força total para levar emprego, serviços, qualificação e oportunidades. Fica nosso convite para que o trabalhador venha e também para que avise aos amigos e familiares que estão em busca de uma nova perspectiva profissional”, convocou o secretário.
Fonte: Blog Londrina