APP-Sindicato analisa o edital e estuda medidas que podem ser adotadas para cobrar o atendimento de reivindicações e direitos da categoria
A direção estadual da APP-Sindicato tomou conhecimento, nesta quinta-feira (25), sobre a divulgação do Edital 73/2024 – GS/SEED para contratação de professores(as) através de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o ano de 2025.
Para o secretário de Finanças da APP, Élio da Silva, a decisão da Secretaria da Educação (Seed) reitera o modelo intransigente e autoritário da gestão Ratinho Jr. e Roni Miranda, pois não atendeu o pedido feito pelo sindicato para que houvesse debate sobre os termos do edital antes da sua publicação oficial.
“Este novo edital trouxe mudanças. Agora o processo também é eliminatório, o que traz uma certa preocupação para a categoria. Além disso, somos contra a realização de prova para PSS. Temos milhares de educadores que foram aprovados no último concurso e estão aguardando serem chamados”, comenta.
Diante da situação, o dirigente informa que a APP está estudando o edital e analisando as medidas administrativas e jurídicas que podem ser adotadas para fazer valer as reivindicações e os direitos dos(as) educadores(as) paranaenses.
Datas e taxas
De acordo com as informações anunciadas pelo governo estadual, as vagas são para Educação Básica e Educação Profissional. As inscrições começam hoje (25) e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto Consulplan até às 16h do dia 22 de agosto.
A taxa da inscrição é de R$ 62 para uma inscrição e R$ 82 para realizar duas inscrições. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 29 de setembro, em 30 municípios do estado, e a divulgação da classificação final deve acontecer a partir do dia 9 de dezembro.
Até 30 mil vagas poderão ser preenchidas durante a vigência do processo seletivo. O contrato será válido para 2025, podendo ser prorrogado para 2026.
Fonte: APP – Sindicato