Para os organizadores cerca de 1.500 pessoas participaram do protesto; punição para o envolvidos nos atos golpistas deu o tom à manifestação
Representantes de movimentos sociais, sindicatos, estudantes, partidos políticos, trabalhadores e trabalhadoras de Londrina foram para as ruas nesta segunda-feira, 9, para protestar contra os atos golpistas ocorridos em Brasília no último domingo, 8, que culminou na invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Superior Tribunal Federal (STF). De acordo com os organizadores, cerca de 1.500 pessoas participaram do protesto que também foram realizados em várias cidades do país.
O ato foi iniciado no fim da tarde em frente do Teatro Ouro Verde, ao som do grito de guerra “ Sem Anistia”, se referindo para que os responsáveis pelos crimes de barbárie sejam, todos eles, seus financiadores e seus agentes, diretos ou indiretos, investigados e punidos na forma da lei.
Para a representante da frente femista e professora, Tábata Rosa, o saldo do evento foi muito positivo porque a população de Londrina deu uma resposta rápida ao chamamento e foram em massa para as ruas. “ Foi fundamental porque coloca no cenário político a importância do respeito às instituições brasileiras. É necessário enfrentar o neofacismo que tem avançado com o teor golpista de grupos que querem a ruptura da democracia. Por isso, queremos que todos os envolvidos sejam responsabilizados, sejam eles quem forem”, declarou.
No início da noite, os manifestantes seguiram em marcha por várias ruas, portando faixas e cartazes em defesa dos processos democráticos. Para a representante do Levante Popular da Juventude Leticia Freitas,o grande número de pessoas no protesto demonstra que Londrina quer a manutenção da democracia e não concorda com o facismo instalado no país. “ Vamos continuar nas ruas para exigir que os terroristas bolsonaristas não tenham anistia, e paguem pelo estrago que fizeram em Brasília. Lula é o novo presidente do Brasil, foi eleito democraticamente e eles têm de respeitar isso”, disse Freitas. O evento foi finalizado por volta das 20h, na Concha Acústica.