A poesia, assim como outras formas de arte, é fundamental para o contato com aquilo que nos torna humanos: nossos sentimentos. Para celebrar o Dia Nacional da Poesia, reconhecido em 14 de março, a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura realiza a ‘Semana da Poesia’, que se estende até o próximo sábado (16).
A programação inclui uma exposição dedicada a obras literárias femininas, em especial ao Mês da Mulher, destacando o trabalho de cinco autoras londrinenses: Amanda Damasio, Bárbara Ondei, Graziela Camargo, Layse Barnabé de Moraes e Raissa Caramaico.
Para Kauane Rodrigues, estudante do curso de bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integrante do projeto, a poesia aprimora nossas relações, uma vez que facilita a compreensão e expressão de emoções, pensamentos e experiências.
“Através de metáforas e simbolismos, é possível confrontar questões emocionais e existenciais, encontrando, às vezes, conforto, às vezes, desconforto, às vezes, alegria, às vezes, melancolia, mas entendendo que todas essas emoções são igualmente essenciais para a vida”, diz.
Segundo a estudante, ao focar exclusivamente em autoras locais, a Semana da Poesia não apenas celebra a expressão literária, mas também promove a diversidade e a inclusão na cena cultural da cidade.
“Apesar do interesse significativo pela poesia, há uma falta de reconhecimento dos escritores regionais. Esta tendência se reflete nos dados da biblioteca, onde se observa um alto consumo de poesia, porém, predominantemente de autores não londrinenses. A iniciativa surge como uma oportunidade de divulgar e valorizar os talentos que trabalham com poesia em Londrina, especialmente as mulheres”, finaliza.
Os projetos estão em exibição nos dois pisos da Biblioteca Pública, situada na Avenida Rio de Janeiro, 413, durante o horário de funcionamento da biblioteca, das 7h30 às 18h.
Além disso, durante a Semana, os poemas serão disponibilizados para apreciação no Instagram da Biblioteca Pública (@bplondrina), proporcionando o acesso à arte.
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.