Evento busca discutir doenças relacionadas ao trabalho e caminhos para fiscalização
Amanhã (18) acontece o “Seminário Sindical Saúde e Segurança do Trabalhador”. O evento, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Federação dos Metalúrgicos do Paraná e Força Sindical, contará com palestras sobre doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, atuação do Ministério Público do Trabalho e Sistema Único de Saúde (SUS) na investigação dos casos até temas mais específicos como a situação de trabalhadores expostos ao chumbo inorgânico.
Valdir de Souza, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina, conta que a expectativa é reunir pelo menos 100 pessoas no auditório da organização, responsável por sediar o encontro. Ele ressalva que, embora extremamente importante e atual, a temática frequentemente não recebe a devida atenção.
“A gente pretende passar o recado para o nosso público, que é os dirigentes sindicais, que trabalham e lutam pelos trabalhadores no cotidiano. Também aos membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), técnicos de segurança, engenheiros, advogados, todos aqueles que estejam envolvidos com saúde e segurança do trabalho”, pontua.
Souza também ressalta que acidentes de trabalho são muito recorrentes entre a categoria. “Ainda temos muitos trabalhadores que são mutilados, acontece bastante acidente com prensas, todo maquinário. E os movimentos repetidos que, às vezes, o trabalhador desconhece que a dorzinha no ombro que ele tem, no pulso ou em outro membro do corpo é relacionado ao trabalho”, observa.
O evento é aberto a trabalhadores de outras áreas. Acompanhe a programação completa a seguir:
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.