Votação ocorre em formato virtual entre os dias 24 e 25 de fevereiro
O Sindiprol/Aduel, entidade que representa docentes da UEL (Universidade Estadual de Londrina), irá definir nova diretoria. A gestão deve ficar à frente do Sindicato no período de 2025 a 2027.
Entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 24 de janeiro de 2025, as chapas interessadas em concorrer puderam se inscrever. Finalizado o prazo, a comissão eleitoral homologou, na última segunda-feira (27), a candidatura única da chapa “Mobilizar e Intensificar a Luta” (acompanhe composição completa abaixo).
No total, serão escolhidos sete membros para a diretoria executiva, sendo: presidente e vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, diretor de comunicação, 1º tesoureiro e 2º tesoureiro.
Para os respectivos postos, também serão escolhidos suplentes. Ainda, serão definidos três membros para o conselho fiscal.
Para disputar a uma das vagas, os professores tiveram que cumprir critérios como estar em dia com as mensalidades e estar filiado há, no mínimo, 90 dias antes da data da eleição.
A campanha eleitoral inicia nesta quinta-feira (30) e segue até 23 de fevereiro. Já a votação acontece nos dois dias seguintes, 24 e 25 de fevereiro.
Lorena Ferreira Portes, professora do Departamento de Serviço Social e vice-presidenta do Sindiprol/Aduel, pontua que comissão eleitoral definiu que a votação ocorrerá de modos presencial e virtual.
Ainda, a liderança destaca que a participação na eleição é fundamental para a escolha dos representantes que irão assumir a tarefa de defender os interesses dos professores da UEL nos próximos três anos.
“Votar tem um papel político importantíssimo, pois dá legitimidade à própria seção sindical do Andes-SN [Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior] para lutar em prol da universidade pública e de sua autonomia, bem como reivindicar melhores condições de trabalho para os docentes da UEL”, assinala.
Mais informações sobre a eleição da nova diretoria podem ser acompanhadas no site e redes sociais do Sindicato. A comissão eleitoral também está disponível para sanar dúvidas através do e-mail: eleicaosindiproladuel@gmail.com
Além disso, no regimento eleitoral é possível verificar mais orientações sobre o pleito (disponível aqui).
Veja composição completa chapa “Mobilizar e Intensificar a Luta”:
Diretoria – Efetivos
Presidenta: Lorena Ferreira Portes
Vice-Presidenta: Fernanda de Freitas Mendonça
1º Secretário: Fernando Pereira Cândido
2ª Secretária: Carmen Sílvia Righetti Nóbile
1º Tesoureiro: Carlos Eduardo Caldarelli
2º Tesoureiro: Vinicius Antonio Hiroaki Sato
Diretor de Comunicação: Ronaldo Fabiano dos Santos Gaspar
Diretoria – Suplentes
1º Suplente: Eliel Ribeiro Machado
2º Suplente: Fábio Alves Silveira
3º Suplente: Jairo Queiroz Pacheco
4º Suplente: Pedro Roberto Ferreira
5º Suplente: Thiago Pelegrini
6º Suplente: Henrique Lopes Figueiredo
Conselho Fiscal – Efetivos
1º Conselheiro: André Lopes Ferreira
2º Conselheiro: César Bessa
3º Conselheiro: Renato Lima Barbosa


Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.