Ontem (16), o SindSaúde-PR protocolou ofício ao Secretário da SESA, César Augusto Neves Luiz. O documento tem como objetivo requerer revisão da normativa acerca da não concessão de folgas durante o período de recesso do Carnaval.
A reivindicação se justifica, também, pelo fato do Carnaval integrar o calendário cultural e fazer parte de uma tradição em todo o país. Diante disso, é importante ressaltar que o governo, de forma assertiva, concedeu ponto facultativo sem reposição de horas às trabalhadoras e aos trabalhadores lotados em serviços públicos da SESA.
Porém, se equivocou ao prejudicar as(os) servidoras(es) que atuam em unidades que não admitem paralisação dos trabalhos. Por exemplo, nas unidades que estão sob gestão da FUNEAS foi emitido documento informando a manutenção das escalas no período de Carnaval sem que seja gerada folga por estar trabalhando nestes dias.
Portanto, considerando o duro e inegável papel desempenhado pelas equipes que trabalham exaustivamente e em condições muitas vezes precárias, visando a qualquer custo manter nossas unidades de saúde funcionais para atender o cidadão paranaense, a folga nos dias 18 a 21 se faz extremamente necessária, de modo que a igualdade de direitos entre as(os) trabalhadoras(es) seja garantida nesse quesito.
O SindSaúde-PR destaca que garantir o direito ao descanso é fundamental para preservar a saúde física e mental das(os) profissionais, que se esforçam tanto para garantir a qualidade dos serviços de saúde pública.
Sendo assim, aguardamos uma resposta a este requerimento e a adoção de medidas para garantir os direitos das(os) servidoras(es) da saúde no período de Carnaval.
Vamos juntas e juntos lutar pelos nossos direitos!
Leia o requerimento na íntegra acessando os documentos abaixo:
Revisão da normativa acerca da não concessão de folgas no período
Requerimento folga Carnaval 2023
Fonte: SindSaúde-PR