Prévia de 2° turno deve sair neste domingo (30); ao final do processo de auditagem, 4.162 boletins de urna foram verificados
O Tribunal de Contas da União concluiu auditoria do 1° turno das eleições com zero divergência entre os dados e espera divulgar a prévia da auditoria do 2° turno ainda neste domingo.
Ao final do processo de auditagem, 4.162 boletins de urna foram verificados em papel e comparados com a base digital de totalização de votos do Tribunal Superior Eleitoral.
Cerca de 5,8 milhões de votos foram auditados.
Agora para o 2° turno, o mesmo esquema foi montado. Mas dessa vez, o TCU acredita que conseguirá entregar a primeira checagem em número menor de boletins ainda hoje.
Novamente serão 540 boletins.
“Assim como o TCU fez no 1° turno, uma equipe de auditores federais e de controle externo 100% concursada, totalmente independente tecnicamente e estável vai coletar a mesma mostra de 540 boletins de urna e fazer essa verificação sobre a correspondência entre o que consta nos boletins de urna e a base de totalização que vai ser divulgada pelo TSE”, afirmou o presidente do TCU, Bruno Dantas, à CNN.
No 1° turno, o resultado dessa auditoria prévia veio somente no dia seguinte porque a divulgação da totalização dos votos para comparação ocorreu tarde da noite, no domingo.
Como neste 2° turno há menos cargos em disputa, a expectativa é de divulgação mais cedo.
Fonte: CNN Brasil