O prefeito eleito de Londrina, Tiago Amaral (PSD) apresentou na tarde desta quarta-feira (6), na sede da prefeitura, a equipe de transição de governo. Na segunda-feira (4), foi anunciado que o engenheiro civil Gerson Guariente Junior será o coordenador da equipe. Na ocasião, Amaral afirmou que o coordenador é um representante da sociedade civil organizada e tem perfil “técnico e proativo”.
Integram a equipe de transição os economistas Marcos Rambalducci e Antonio Luiz Costa Gomes; o executivo do MasterPlan Londrina 2040, Diego Menão; o servidor aposentado Roberto Pintor de Melo Lima; o consultor de empresas Adriano Marino; o vice-prefeito eleito Junior Santos Rosa (PL); e a assessora de comunicação Rosi Guilhen. Os ex-vereadores Péricles Deliberador e Felipe Prochet e o empresário Felipe Juliani também podem ser confirmados nos próximos dias.
Do lado da atual gestão, a coordenação ficou com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Cortez, que contará com o apoio do secretário municipal de Governo, Ronaldo Siena, e o chefe de Gabinete, José Otávio Sancho Ereno.
Em entrevista coletiva, o prefeito eleito ressaltou que sua equipe, composta por pessoas da sua confiança, é “extremamente qualificada” e dialoga com a sua ideia de gestão. Ele participou de uma reunião com a equipe nomeada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP).
“Eu tenho a convicção que Londrina precisa ter a retomada do desenvolvimento econômico como uma pauta central da administração pública. Um exemplo é a industrialização da cidade. Nós temos que saltar a quantidade de empregos gerados na indústria, que hoje é 12%, para a casa dos 25% e 30%”, afirmou Tiago.
Ele destacou que o cidadão londrinense precisa estar engajado com a administração. “Essa relação entre sociedade civil e Prefeitura está muito bem colocada pelas mãos do nosso coordenador, Gerson Guariente, que é uma figura muito estratégica”, acrescentando que Rambalducci é o “principal economista da cidade” para tratar de desenvolvimento econômico e geração de emprego. “Formamos uma equipe econômica muito forte.”
De acordo com o prefeito eleito, a prioridade da equipe de transição é apurar em que pé está a situação das finanças, da gestão de pessoal e da estrutura da Prefeitura.
“Vamos adentrar em cada departamento, conversar com os servidores e a população, para sentir a situação dos serviços públicos em geral. Queremos entender os desafios que teremos para desburocratizar a cidade, simplificar os processos e modernizar a máquina pública”, listou Tiago, que prometeu montar a “melhor equipe que Londrina já viu na saúde pública”.
O prefeito eleito afirmou ainda que os membros da equipe de transição atendem às características desejadas para a administração de Londrina, mas reforçou que não fez, até o momento, nenhum convite para que integrem seu secretariado em 2025.
“Eu sei separar muito bem cada momento. Mas os nomes que estão aqui têm muito potencial para isso, sem dúvida nenhuma. Londrina ganharia demais tendo pessoas como eles à frente de qualquer pasta. Pode ter, sim, mas não significa que obrigatoriamente estarão [na gestão]”, despistou.
Conheça os integrantes:
Gerson Guariente Junior
Gerson Guariente Junior é engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e possui especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com uma trajetória sólida em planejamento urbano e infraestrutura, teve destaque no Fórum Desenvolve Londrina e desempenhou papel fundamental na elaboração do Plano Diretor e do Masterplan da cidade.
Atualmente, é 1º vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Paraná Norte), cargo que já ocupou na presidência. Além disso, é diretor de Relações Institucionais da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), onde contribui ativamente com o Núcleo Novo Centro, dedicado à revitalização do Centro de Londrina.
Junior também integra o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e a Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, fundada por Tiago Amaral, e trabalha para viabilizar projetos como a duplicação da PR-445 e a construção do Viaduto da PUC. Sócio-proprietário da CGE Engenharia, que completa 30 anos de atividade, ele é um nome de referência no setor.
Diego Menão
Diego Menão é um executivo com sólida experiência em gestão e planejamento estratégico. Especializado em Planejamento e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Menão teve passagens importantes como superintendente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e do Convention Bureau.
Também atuou como docente em cursos de graduação e pós-graduação. Participou da criação de projetos relevantes para o desenvolvimento local, como o Lidere, o Programa Compra Londrina e o Garanticoop.
Desde 2023, Menão coordena o Masterplan Londrina 2040, função na qual promove a colaboração entre instituições públicas e privadas para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a modernização da cidade.
Marcos Rambalducci
Marcos Rambalducci é pós-doutor pela Universidade de Lisboa, doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Ciências Econômicas pela UEL e em Administração pela Pitágoras, possui mais de 30 anos de experiência no mercado privado, com ênfase no setor de telecomunicações, além de ter sido Diretor-Geral da Faculdade Pitágoras de Londrina.
Atualmente, é professor de Economia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e lidera o Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da instituição. Também preside o Centro de Pesquisa e Inovação da UTFPR e é membro de diversos grupos de governança empresarial em Londrina.
Consultor econômico da ACIL e colunista da Folha de Londrina, Rambalducci compartilha regularmente suas análises sobre a economia local e nacional.
Roberto Pintor de Melo Lima
Roberto Pintor de Melo Lima é servidor público municipal aposentado, com 34 anos de dedicação ao serviço público, onde exerceu funções em diversas secretarias, como Obras, Gestão Pública, Recursos Humanos, Governo e Fazenda. Formado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui pós-graduação em Gestão Pública e Políticas Públicas.
Já atuou como diretor sindical e atualmente faz parte da Assessoria Orçamentária e Financeira do SINDSERV, além de ser vice-presidente da Comissão de Revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Prefeitura de Londrina.
Nomeado pelo SINDSERV, Lima contribui para a equipe de transição, trazendo sua vasta experiência na gestão pública e na valorização dos servidores municipais.
Rosi Guilhen
Rosi Guilhen é jornalista com mais de 30 anos de experiência nos campos da comunicação corporativa e institucional, tanto no setor público quanto privado. Formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem especialização em Marketing e Jornalismo Econômico pela FAE Business School.
Sua carreira inclui passagens por importantes redes de televisão, onde atuou como âncora, editora e repórter. Além disso, coordenou campanhas de grande alcance, como ações de utilidade pública, media training e assessoria de imprensa.
Com experiência em comunicação institucional e corporativa, Rosi também atuou no BRDE, na Prefeitura de Curitiba, na Assembleia Legislativa do Paraná e em grandes empresas como O Boticário, focando em estratégias de comunicação que geram impacto. Sua formação inclui ainda a área de planejamento em comunicação, voltado para resultados.
Adriano Marino
Adriano Marino Jordão Gomes é neto de Humberto Puigari Coutinho, um dos pioneiros de Londrina. Formado em Marketing e Propaganda e com pós-graduação em Planejamento pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marino tem mais de 20 anos de experiência na gestão de projetos e estratégias de marketing.
Atuou como coordenador de marketing em diversas indústrias no Paraná e em multinacionais de Curitiba, com destaque pela gestão de grandes equipes e iniciativas.
Marino é especialista em consultoria empresarial e tem auxiliado, nos últimos anos, empresas de Londrina a otimizar processos e estratégias, contribuindo para o crescimento e a inovação no setor empresarial local.
Antonio Luiz Costa Gomes
Antonio Luiz Costa Gomes é economista graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Desenvolvimento Econômico também pela UFPR.
Atuou como economista na Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, com foco na Diretoria de Orçamento, e foi técnico no Departamento de Economia da UFPR.
O economista tem se destacado por suas contribuições técnicas e acadêmicas nas áreas de finanças públicas e desenvolvimento econômico, colaborando com importantes projetos e pesquisas para o avanço da economia paranaense.
Junior Santos Rosa
O vice-prefeito eleito Junior Santos Rosa começou na política em 2008. Na ocasião, tentou uma vaga na Câmara de Vereadores pelo PSDB. Santos Rosa entrou na Câmara em 2012 pelo PSC. Foram dois mandatos como vereador. Permaneceu na Câmara até 2020. Na época, foi candidato a prefeito de Londrina pelo Republicanos.
Junior Santos Rosa tem 40 anos e é casado. No TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o político é registrado como sacerdote de ordem religiosa.
Fonte: O Bonde