Criação de campanha para discutir o assunto foi aprovada em segundo turno na sessão desta quinta-feira da Câmara de Vereadores.
Os veículos responsáveis pelo transporte de alunos em Londrina vão passar a contar com material publicitário de combate à pedofilia. A medida faz parte de uma campanha permanente para discutir o assunto aprovada em segundo turno durante a sessão desta quinta-feira (3) da Câmara de Vereadores. A ideia do projeto, de autoria do vereador Santão, do PSC, é conscientizar estudantes, profissionais do transporte e a sociedade em geral. Pela proposta, o município fica autorizado a firmar convênios com instituições públicas e privadas para participar da campanha, inclusive com fornecimento de material gráfico e de profissionais capacitados na temática.
Ainda conforme o projeto, o material gráfico utilizado na parte externa e interna dos veículos não poderá comprometer a segurança deles, devendo, assim, respeitar o Código de Trânsito Brasileiro e demais leis relacionadas ao tema. Os cartazes deverão trazer informações gerais sobre o assunto, motivando os estudantes a denunciar possíveis casos.
As despesas decorrentes da aplicação do projeto serão custeadas por dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. Ou seja, o Executivo vai precisar reservar recursos para a criação da campanha, que deve envolver a aquisição do material a ser fixado nos veículos do transporte escolar e, ainda, a preparação de profissionais capacitados para discutir esse assunto nas escolas.
O vereador Eduardo Tominaga, do PSD, lembrou que muitas crianças vítimas de abuso só têm coragem de denunciar os casos nas escolas, e que é importante dar as devidas condições para que essas denúncias cheguem aos órgãos competentes.
O projeto de lei deve seguir para a sanção ou veto do prefeito Marcelo Belinati. A vereadora Mara Boca Aberta, do PROS, disse que, mais do que aceitar a medida, o Executivo precisa criar condições para que o que está sendo proposto seja realmente realizado na cidade.
Fonte: Redação CBN Londrina