Apenas o deputado Tercílio Turini, do MDB, foi contra a programa “Parceiro da Escola” que pretende privatizar a gestão administrativa de 200 unidades no Paraná
O projeto de lei que libera o Governo a firmar parceria público-privada para gestão das escolas públicas do Paraná foi aprovado com 39 votos a favor e 13 contra, em primeira discussão, na tarde de segunda-feira (3). Os deputados Cloara Pinheiro (PSD), Cobra Repórter (PSD) e Tiago Amaral (PSD), todos da base aliada de Ratinho Junior, votaram a favor da terceirização. Apenas o deputado Tercírio Turini, que era do PSD e migrou para o MDB, foi contra a proposta e votou junto com parlamentares da oposição.
De acordo com Turini, a terceirização em algum setores com merenda, limpeza e segurança nas escolas pode ser válida. O parlamentar sustenta que o projeto pode trazer prejuízos na formação dos alunos, com interferência na parte pedagógica no ensino público.
Já o deputado Cobra Reporter diz que não haverá prejuízo aos alunos da rede pública e que a terceirização só irá tratar de questões administrativas na manutenção das escolas. Ele ainda atacou a APP Sindicato, que lidera o movimento grevista
A deputada Cloara Pinheiro, que também votou a favor da matéria na sessão de hoje não atendeu nossas ligações. A assessoria de imprensa da parlamentar não retornou. A assessoria de imprensa do deputado Tiago Amaral disse que ele está acompanhando o filho no hospital e não pôde nos atender nesta manhã.
A discussão segue nesta terça-feira (4) com mais uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), marcada para 13h30, e as sessões plenárias a partir das 14h30. A expectativa do governo do Paraná, autor da proposta, e da bancada da situação na Assembleia Legislativa é concluir a votação ainda nesta terça-feira.
Fonte: CBN Londrina